SWU – Plano de Ações de Sustentabilidade 2011

Que tal ficar por dentro e entender o tamanho do nosso Movimento?

Assim como no ano passado, apresentamos o Plano de Ações de Sustentabilidade do SWU 2011. A partir destas ações, esperamos contribuir para a ampliação da comunicação sobre a sustentabilidade e para o estabelecimento de práticas sustentáveis dentro e fora do Festival.

a. Direitos Humanos

Para assegurar que os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos e outros padrões e tratados internacionais sejam cumpridos em todas as etapas da organização do Festival, os fornecedores envolvidos estão assinando o Manual do Fornecedor.

b. Direitos do Trabalho

Por meio do Manual do Fornecedor, que é assinado por todas as empresas envolvidas no Festival, garantimos que essas atuem de acordo com a legislação trabalhista nacional, assim como os organizadores do evento. Cumprimos também todas as exigências, normas regulamentadoras e convenções legais pertinentes às relações e ambiente de trabalho, aplicáveis às nossas atividades.

c. Não-discriminação

Na relação com todos os nossos públicos, não é aceita nenhuma forma de discriminação em função de cor, sexo, orientação sexual, religião, origem, classe social, idade ou condições físicas, o que também é assegurado pelo nosso Manual do Fornecedor. No caso dos portadores de necessidades especiais, daremos toda a assistência necessária:

  • Vagas reservadas nos estacionamentos;
  • Entrada exclusiva;
  • Assistência na locomoção dentro da arena do festival;
  • Banheiros adaptados;
  • Plataforma preferencial nas praças de alimentação;
  • Assistência de voluntários para qualquer ajuda.

d. Educação em Sustentabilidade

Buscamos conscientizar, mobilizar e transmitir os valores da sustentabilidade a todos que estiverem de alguma forma no movimento e no festival, seja como participante, seja na organização. Dessa forma, esse objetivo está em toda nossa linha de ação.

Antes do evento

A educação em sustentabilidade está presente em nossas campanhas publicitárias, nas ações realizadas com estudantes, dentro e fora de universidades – com crianças, e em nossa comunicação online, por meio do nosso portal e de redes sociais.

Contamos também com o apoio das ONGs Greenpeace, SOS Mata Atlântica, Um  Teto  para  Meu  País,Waves  for  Water,  Matilha  Cultural,  Casa  do  Zezinho, 350.org, Projeto Guri e Fundação Amazonas Sustentável,  na realização de diversas ações de mobilização.

Alem disso, todos os fornecedores participarão de um treinamento coletivo para conhecer: o Compromisso Público de Sustentabilidade, o Plano de Ação, o Manual do Fornecedor e um Guia com condutas a serem seguidas durante a execução dos trabalhos relacionados ao festival.

Durante o festival

No festival, uma equipe de voluntários irá atuar junto ao público com o intuito de passar informações e dicas de sustentabilidade. Teremos também grande volume de comunicação   visual   com   mensagens   e   dicas   relacionadas   ao   tema   e apresentação de diversas práticas sustentáveis para educação e conscientização do participante.

Durante o festival também contaremos com a presença das ONGs já citadas acima, que vão realizar ações de conscientização e aprendizado.

Por fim, teremos a segunda edição do Fórum Global de Sustentabilidade, que, ao longo dos três dias do evento, trará especialistas, pensadores, empresários, representantes de entidades não-governamentais e de outras iniciativas para discutir com o público alguns dos principais temas da sustentabilidade.

e. Saúde e Segurança

Por meio do nosso Manual do Fornecedor, procuramos garantir um ambiente saudável  e seguro  a  todos  os  envolvidos  em  nossas  atividades,  além  de disponibilizarmos posto policial, postos médicos de plantão e ambulância.

f. Engajamento de Stakeholders

Acreditamos que o engajamento de todas as partes interessadas é essencial para a obtenção de nossos objetivos e para a difusão de valores comuns.

Assim, buscamos estabelecer parcerias, realizar trabalhos conjuntos e compartilhar nossas diretrizes de sustentabilidade com todos os nossos públicos.

Em 2011 realizamos nosso primeiro processo de Engajamento de Stakeholders para elaboração de Matriz de Materialidade. Essa ação nos permitiu conhecer o que alguns de nossos principais públicos acreditam que é mais relevante para o SWU. Com base nesse resultado vamos buscar desenvolver ações cada vez mais a altura das expectativas de nossos públicos, tanto com relação ao Movimento como do Festival.

Fornecedores e Prestadores de Serviços em Geral

O Manual do Fornecedor continuou sendo assinado por todos os nossos parceiros, para que assim possamos compartilhar nossas diretrizes e princípios e garantir que os aspectos da sustentabilidade estejam presentes em suas atividades e na execução de seus serviços.

Em 2011, iniciamos um diálogo mais próximo com alguns de nossos principais fornecedores, por meio de um Questionário de Sustentabilidade. As respostas nos permitiram conhecer melhor o negócio destes parceiros e perceber posturas relevantes no âmbito da sustentabilidade, e atuações que ainda podem ser aperfeiçoadas.  Pretendemos  nestes  casos,  dialogar  com  o  parceiro  buscando auxilia-lo no aprimoramento de suas práticas de negócio.

Endomarketing Grupo Totalcom

Os colaboradores do grupo Totalcom participarão de campanha de sensibilização aos propósitos do movimento e mobilização para participação nas atividades do Movimento.

Governo

Neste ano, o Movimento firmou importante parceria com a Prefeitura de Paulínia. Haverá muitas ações em parceria com a prefeitura e o Município transformará a área do Festival no primeiro Distrito de Sustentabilidade, Tecnologia e Entretenimento do País.

Público em geralAções pré-festival

Durante os meses de maio a outubro, precedentes ao festival, têm sido realizados concursos, debates, mobilização e campanhas, procurando comunicar e conscientizar participantes e a sociedade sobre questões relacionadas à sustentabilidade. Todo o conteúdo será disponibilizado de forma digital através de drops sobre as Ações SWU e vinhetas de conscientização.

Gincana Impacto Zero

Para o público universitário, iniciamos nossa atuação com a Gincana Impacto Zero. O principal objetivo é engajar a comunidade a ter atitudes sustentáveis através do público jovem, tornando-o um agente de mudanças e multiplicador do conceito. A gincana conta com três etapas. A primeira etapa consiste na inscrição de projetos sustentáveis de universidades de todo o país. Na segunda etapa, as equipes dos projetos  selecionados  participaram  de  uma  competição  para  arrecadação  de material reciclável através da mobilização de toda a comunidade. Na última etapa, as equipes classificadas participarão de um reality show realizado por todo o país e transmitido pelo Multishow.

SWU Kids

Para o público infantil, durante o mês de férias escolares, realizaremos Oficinas dos 5 Rs em parques públicos e rodas de leitura em parceria com a Livraria da Vila. O principal objetivo destas ações é realizar atividades lúdicas, proporcionando vivências que   incentivam a prática de hábitos sustentáveis no cotidiano deste público.

Mini Fóruns e Pocket SWU

Além disso, realizaremos mini fóruns de debate e pocket shows em universidades pelo país durante o segundo semestre.

Outro foco de atuação são as parcerias sólidas com ONGs, como a construção e patrocínio das 10 casas em comunidade de Carapicuíba, junto à ONG “Um Teto Para Meu País”, doação de 200 filtros de água junto à “Waves for Water”, ação e patrocínio durante a manifestação do “Moving Planet”, Dia Mundial Sem Carro, promoções, entre outros.

Com estas ações pretendemos que nosso principal público tenha contato com idéias, experiências e propostas para um mundo mais sustentável.

Ações durante festival

Em todo recinto do evento, haverá grande volume de comunicação visual com mensagens e dicas relacionadas ao tema e apresentação de práticas diversas para educação e conscientização do participante.

g. Transparência, ética e combate à corrupção

Temos pautado o relacionamento com todos os parceiros na ética e transparência e não aceitamos nenhuma forma de corrupção. Asseguramos isso por meio de nosso Manual do Fornecedor e de nosso Compromisso Público de Sustentabilidade.

h. Legislação Ambiental

Por meio de nosso Manual do Fornecedor, procuramos assegurar que todas as nossas atividades e de nossos parceiros estejam em conformidade com leis e regulamentos ambientais.

i. Baixo Impacto Ambiental

Nosso compromisso público de realizar um evento que busque, sempre que possível, reduzir, compensar ou eliminar seus impactos ambientais, será garantido por meio do nosso Manual do Fornecedor e de diversas ações a serem realizadas no Festival. Abaixo, explicitamos algumas dessas atividades.

Consumo de energia

Em  todas  as  nossas  ações  buscaremos  processos  para  garantir  baixo consumo de energia:

Geradores: a maior parte da energia do festival virá de geradores, sendo que todos eles funcionam à base de biodiesel.

Uso de Lâmpadas LED: serão utilizadas sempre que possível, como nos telões dos palcos principais.

Estação de energia SWU: nossa estação de energia incluirá serviço de celularia (para carregamento de bateria dos aparelhos) e uma área de sombra.

Emissões de gases poluentes

Sempre que possível, iremos reduzir nossas emissões e buscaremos mitigar parte delas.

Mitigação de carbono: será realizado o plantio de árvores em área a ser definida.

Uso de geradores a biodiesel e placas de energia solar para a geração de energia do Festival.

Estímulo à redução da utilização de veículos automotores, privilegiando participantes que aderirem à Carona Solidária: descontos em estacionamento e pista preferencial para carros com mais de três pessoas.

Estímulo ao uso de transporte público: ônibus saindo de locais de fácil acesso da capital.

Descarte de Resíduos

Serão implantadas Ações com forte impacto visual para ativação e interação com o público, visando a redução da qualidade de resíduos sólidos, sempre que possível. Além disso, será dada destinação correta a todos os resíduos resultantes de atividades relacionadas ao evento.

Estação   de   Reciclagem:   todo   o   resíduo   gerado   pelo   evento   será encaminhado à estação de reciclagem. Nesse local, os recicláveis serão separados, compactados e pesados, ficando prontos para a reciclagem. O público terá visibilidade de todo o processo. Por fim, estes resíduos serão destinados a cooperativas de catadores da região.

Uso de materiais

Sempre que possível, daremos preferência ao uso de materiais reciclados ou recicláveis e que tenham origem certificada, de acordo com padrões sócio- ambientais.

Móveis: todo o mobiliários será feito com material ecologicamente correto e/ou oriundo de material reciclado.

Cenografia/Estrutura: em partes da cenografia, utilizaremos contêineres reaproveitados. O restante será feito com materiais reciclados e madeira certificada. As pinturas serão feitas com tinta à base de água. Para diminuir o uso de materiais, muitas das artes serão feitas com projeções e LEDs. Todas as tendas são alugadas e poderão ser reaproveitadas em outros eventos.

Consumo de Água

Em todas as nossas ações buscaremos processos para garantirmos baixo consumo de água.

Banho Camping: priorizaremos o consumo mínimo de água no evento. As duchas dos campings terão temporizador e o máximo de tempo que as pessoas poderão ter de banho será de 7 minutos.

Impacto no Trânsito Local e Logística de Transporte

Estamos trabalhando para criar o máximo de alternativas de transporte para, além de dar conforto ao público, oferecer também segurança e agilidade sem causar transtornos aos demais usuários das rodovias envolvidas e, principalmente, diminuir a poluição.

Faremos uma ampla campanha incentivando as pessoas a se organizarem em grupos (com amigos e através das redes sociais) e participarem da carona solidária, como a nossa parceria com o site Carona Brasil e o Catraca Livre.

Estacionamento: A ação se dará da seguinte forma: quanto mais pessoas no veículo, menor o valor pago pelo estacionamento.

Compartilhar

10 comentários em SWU – Plano de Ações de Sustentabilidade 2011

  • Garage Sale

    novembro 24, 2012

    Se espelhando em seus exemplos nosso loja esta promovendo o Segundo Garagem Festival , reunindo sustentabilidade , música ,cultura e moda!
    Vamos todos unidos pela sustentabilidade!

    Responder
  • Ricardo Trocoli

    novembro 9, 2011

    não tem nenhum organizador que saiba quanto vai custar o estacionamento não?? como já foi dito, precisamos nos programar!!

    Responder
  • Joao lima

    novembro 7, 2011

    qual sera a equipe de seguranças que ira organizar o estacionamento, e a equipe tera passe livre para o evento…..

    Responder
  • Maria José Alves Pereira (Profª)

    novembro 4, 2011

    Gurupi-To, o5/11/11

    Gostaria de dizer que acho louvável os trabalhos realizados pelo SWU, Pois, a responsabilidade de conservação do planeta é nosso. Eu trabalho em sala de aula com o Projeto: O lixo que vira luxo.Somente com materiais recicláveis como; garrafas pet e tampas , cartões telefônicos uasados ,cones de papel higiênicos. Fazendo jogos ,porta lápis, flores, biloquês e outros. o objetivo desses trabalhos e a prevenção da dengue e temos obtidos ótimos resultados. Um abraço a todos. Profª Zuzu.

    Responder
  • Diego

    outubro 31, 2011

    Qual será o preço do estacionamento este ano?

    Responder
  • Rodolfo

    outubro 31, 2011

    O valor do estacionamento será o mesmo do ano passado? Quanto será? Pois precisamos nos programar…

    Responder
  • alex

    outubro 28, 2011

    comprei um ingr pro dia 14 pista normal, eu posso ceder pra outra pessoas, pois consta meu nome no ingr e tem a promoção da ipiranga do ingr vip eu quero comprar o vip

    Responder
  • alex

    outubro 28, 2011

    vamos com um micro bus de 24 lugares, qto é o estacionamento?

    Responder
  • Talita Ferreira Neves

    outubro 27, 2011

    Qual será o preço do estacionamento p/ veiculos este ano?

    Responder

Deixe seu comentário