O que é sustentabilidade?

Experimente pesquisar o conceito de sustentabilidade em qualquer lugar e encontrará definições que falarão sobre: “pensamento sistêmico”, “equilíbrio dos ecossistemas”, “Relatório Brundtland”, hã? Calma. Vamos entender isso de maneira mais prática?

A ideia central da sustentabilidade é que é possível continuarmos vivendo e nos desenvolvendo de forma com que haja continuidade e equilíbrio em relação aos recursos disponíveis. Tudo o que se retira – se apenas retiramos – uma hora vai acabar. Assim, devemos oferecer ao planeta tanto quanto retiramos dele.

O mencionado “Relatório Brundtland”, publicado em 1987, diz que sustentabilidade é “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”. Esta é a ideia!

Trazendo a discussão para o nosso quintal, se eu posso derrubar uma árvore porque quero construir minha casinha ali, posso também plantar outras duas para que meus netos tenham, anos depois, fruta e sombra num dia de sol.

Outra ideia de uma vida sustentável é estabelecer uma relação economicamente viável com o mundo. Trabalhar e buscar parcerias com quem está perto da gente é melhor, pois, além de fomentar o desenvolvimento daquela região, favorece o equilíbrio de todo o meio ambiente à sua volta.

Entenda que é possível cada um de nós trazer para dentro de sua vida, de sua rotina, de sua casa, as suas próprias ações sustentáveis, que podem ter uma importância muito maior do que a se imagina!

Limpar o oceano das manchas de óleo que os navios cargueiros despejam parece uma tarefa impossível, não é mesmo? Mas, separar o lixo, apagar as luzes na hora de dormir e não desperdiçar a água que utilizamos está, sim, ao seu alcance. E, acredite: é exatamente a força dessa conscientização e dessa união que poderá, um dia, deixar limpos e cristalinos todos os oceanos do planeta.

Compartilhar

117 comentários em O que é sustentabilidade?

  • Deli

    novembro 30, 2012

    verdade puraa *—*

    Responder
  • jaqueline

    novembro 6, 2012

    verdade mesmo!!

    Responder
  • winny

    novembro 6, 2012

    É DII MAIIS!!

    Responder
  • ANTONIO SAMPAIO CERQUEIRA FILHO

    novembro 3, 2012

    O mencionado “Relatório Brundtland”, publicado em 1987, diz que sustentabilidade é “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”. Esta é a ideia.

    EXISTE UMA PREOCAUPAÇÃO MUNDIAL DAS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS, NA ESCASSEZ DA AGUA, PRINCIPALMENTE A DISPONIBILIZADA AO CONSUMO, DENTRO DOS PADRÕES DE POTABILIDADE. QUAL O TRABALHO QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO COM BASE NA SUSTENTABILIDADE, PARA QUE NÃO VENHA AFETAR AS GERAÇÕES FUTURAS, SEM SE ABSTRAIR DO AUMENTO DESENFREIADO
    DE CONSUMO, ARRASTADO PELO DESENVOLVIMENTO DOS CENTRO URBANOS E AUMENTO POPULACIONAL ALÉAM DAS INTERFERENCIAS CLIMATICAS, CONTRIBUINDO ASSIM, PARA UMA INEVITAVEL ESCASSEZ EM UM FUTURO NÃO MUITO DISTANTE?

    Responder
  • yara

    outubro 26, 2012

    sustentabilidade foi criado pra concientiza as pessouas de que a maior parte do mundo depende das pessous e de q tudo q e jogado fora pode ser reaproveitado….!!!!bjosss #YARA THE BESTE\\\\\\\\\\\\\\\\\3

    Responder
  • tiffany costa

    outubro 22, 2012

    sustentabolidade e uma coissa muito importante para o planeta terra ñ joge lixos pela janela do carro no chão etc… isso q causa enchentes preserve o meio ambiente

    Responder
    • ivonete costa

      outubro 22, 2012

      isso e verdade nunca deixe lixo na roa enoutros lugares etc…isso e muito importante para o planeta

      Responder
  • roberto

    outubro 15, 2012

    muito bom, me ajudara em um seminário!

    Responder
  • Maria Eduarda

    setembro 19, 2012

    eu adorei porque eu vou fazer uma feirinha de conhecimento e esse texto vai me ajudar

    Responder

Deixe seu comentário