Jovem de 14 anos constrói moinho com sucata e gera energia para sua família na África

Taí aquele exemplo de até onde a força de vontade pode levar o ser humano. O jovem William Kamkwamba construiu um moinho para fornecer eletricidade à sua família. Se apenas essas informações já impressionam, some a isso o fato de William viver em Malawi, sudeste da África e uma das regiões mais pobres do planeta, de ter feito isso sozinho e com apenas 14 anos, e de não ter qualquer estrutura para tal – até sua bicicleta velha foi usada na construção do moinho.

Sem acesso a eletricidade, William quis aproveitar o vento e construiu um moínho que hoje abastece a casa de sua família com quatro lâmpadas e dois rádios. O mais maluco é que a ideia veio a partir do livro, “Using Energy” (“Usando Energia”), que lhe forneceu algumas instruções básicas e só. Mas era impossível ele fazer o que pedia o livro diante da precariedade de sua estrutura.

A saída encontrada por William foi usar as sucatas que ele encontrou em sua casa e até mesmo na rua. E assim, depois de várias tentativas, nasceu seu moinho. Hoje ele dá palestras na qual narra sua experiência e, em entrevistas a diferentes veículos, não esconde seu sonho: construir um grande moinho para ajudar na irrigação de toda a sua comunidade.

 

This entry was posted in Sustentabilize-se, Viva o planeta. Bookmark the permalink.