A incrível lanterna que funciona sem pilhas, a partir do calor da mão

Imagine uma lanterna sem pilha, sem bateria, sem nada! É possível liga-la e gerar luz apenas pegando ela na mão? Sim! Foi criada uma lanterna que funciona a partir do calor da mão de quem a segura. O fato fica ainda mais bizarro se pensarmos que a novidade foi inventada por uma adolescente.

Ann Makosinski é uma aluna do ensino médio de uma escola em Victoria, no Canadá. Apaixonada por ciências e frequentadora de diversas feiras do tema desde criança, ela descobriu então a pastilha Peltier, que produz eletricidade quando aquecida de um lado e resfriada do outro.

Depois de cálculos e mais cálculos, Ann concluiu que o calor de uma mão poderia produzir energia suficiente para aquecer um lado da pastilha, acendendo assim o Led de uma lanterna. A partir daí foi só produzir protótipos de lanterna com tubo de alumínio e PVC – tudo isso ao custo de R$ 26.

A ideia já foi premiada. Ela venceu o prêmio da feira de ciências do colégio e ganhará uma bolsa de estudos no valor de US$ 50 mil. Taí uma ótima opção futura para os momentos de escuridão!

 

Esta entrada foi publicada em Acredite se quiser, Sustentabilize-se. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.