Robô água-viva vai mapear oceanos e monitorar meio ambiente marinho

Para monitorar os solos dos oceanos e a vida marinha em geral, cientistas da Universidade de Virginia Tech, nos Estados Unidos, criaram um robô que vai se encaixar perfeitamente no fundo do mar.

O robô água-viva imita a movimentação e a morfologia do animal. Inspirado na espécie de água-viva chamada Cyanea capillata, ele foi batizado de “Cyro”, uma mistura de Cyanea e da primeira sílaba de “robô”.

O tamanho do “bicho” impressiona: pesa cerca de 77 quilos e mede mais de dois metros de diâmetro. Apesar do peso, o robô tem baixo consumo de energia e se adapta bem à variação de correntes e diferentes condições ambientais.

A expectativa é que a máquina seja capaz de resistir durante semanas, e até meses, nos oceanos para melhor coleta de dados. Além do monitoramento ambiental, no futuro, as missões do Cyro poderão incluir patrulhamento marítimo e limpeza de vazamentos de petróleo.

Cyro ainda está em fase de testes no laboratório e o protótipo precisa de aperfeiçoamentos antes de ser colocado no fundo do oceano, segundo os cientistas.

 

 

Esta entrada foi publicada em Acredite se quiser. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.