Aplicativo para smartphone avisa se ônibus está chegando e se vem cheio ou vazio

De forma colaborativa, passageiros avisam onde o veículo está e se está lotado ou não

É uma canseira estar no ponto de ônibus e nunca saber se a sua linha está chegando ou não. E pior: se o ônibus vem abarrotado de gente. Pois o aplicativo Buus resolve esses dois “probleminhas” de uma vez só.

Através de GPS instalados nos ônibus, o app identifica a localização do usuário e calcula em quanto tempo o transporte coletivo passará no ponto em que você está. Os próprios passageiros ajudam nessa empreitada. Eles vão avisando uns aos outros onde determinadas linhas estão naquele momento, para que o passageiro que espera no ponto tenha noção de quanto tempo precisará esperar.

Além disso, os “colaboradores” aproveitam para avisar se o ônibus tem lugares disponíveis, se há pessoas em pé ou se está uma “lata de sardinha”. Dá para saber, inclusive, quantos assentos desocupados há no veículo. O serviço é ideal também para quem depende do transporte público de madrugada, já que neste período o número de linhas que circulam é menor.

Prêmio

O criador do aplicativo, o estudante de Engenharia da Computação na Uiversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), André Ikeda, de 25 anos, disse que a sua inspiração foi a sua própria rotina: ele e outras 3 milhões de pessoas usam os serviços de ônibus diariamente no Rio. ”Me senti obrigado a participar, era uma oportunidade de contribuir com a cidade e dar um puxão de orelha nos governos, pois esse tipo de serviço já deveria estar disponível há muito tempo.”

Por interferir ativamente na gestão da cidade, o Buus foi o vencedor do concurso Rio Apps, realizado em 2012, que incentivou a criação de aplicativos que ajudassem no dia-a-dia de dos cidadãos. Por enquanto,  a ajuda estará disponível apenas no Rio de Janeiro, mas a expectativa é que o Buus seja usado em outras cidades do país em breve.

Esta entrada foi publicada em Sua Rotina. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.