Ação colaborativa vai colar adesivos em pontos de ônibus sem sinalização

A colagem de adesivos nos pontos de ônibus começou em Porto Alegre

Chegar a um ponto de ônibus e não descobrir quais linhas passam por ali. A situação não é nada hipotética e, provavelmente, já aconteceu mais de uma vez com cada um que depende de transporte público no país. Cansados da falta de sinalização, dois amigos em Porto Alegre criaram a ação “Que Ônibus Passa Aqui?”, que cola adesivos nos pontos informando o nome e o número dos ônibus que param por lá.

O projeto, que começou há um ano em Porto Alegre, e já mostrou força em Manaus e São Paulo, começa a se espalhar efetivamente pelo Brasil no início da próxima semana, 11 de março. A ideia é que, neste dia, a maior quantidade possível de pontos de ônibus seja sinalizada em todo o país.

Para mobilizar a galera, os idealizadores do Shoot the Shit, Luciano Braga e Gabriel Borges, fizeram um vídeo para convocar e explicar como funciona a ação. “Se cada um sair de casa e colar um adesivo em um ponto de ônibus, já ajuda. Teremos uma adesivação em massa”, disse Luciano em entrevista ao Portal SWU. “A gente quer mostrar que não precisa esperar o poder público tomar uma atitude. O cidadão tem poder”, completa.

Clique para ampliar

Faça você mesmo

Mariana Ribeiro, de 27 anos, co-fundadora do Imagina na Copa, que apoia o “Que Ônibus Passa Aqui?” em São Paulo, já está com os adesivos prontos para colar por aí. “Estou feliz em participar dessa missão. É importante agir em vez de só reclamar. Acho que esse é o principal valor que a ação propõe”, avalia. Mariana vai colar os adesivos perto do Terminal João Dias, zona sul de São Paulo, nos pontos de ônibus que ela mais utiliza.

Para ela, adesivar perto de casa é mais eficiente. “Assim você pode sempre monitorar, acrescentar mais linhas a medida que for lembrando delas e trocar caso o adesivo seja rasgado ou molhado pela chuva.”

Quer adesivar sua cidade?

Para participar, basta acessar o site do Shoot the Shit, que promove a campanha, e fazer o download do arquivo do adesivo. Depois, ir a uma gráfica mais próxima e pedir para imprimir em papel adesivo A3 – neste tamanho, três adesivos serão impressos de uma só vez.

Com os adesivos e caneta em mãos, é só ir aos pontos de ônibus, colar o adesivo e escrever pelo menos uma linha que passa no local. Assim, mais pessoas que estejam por lá podem também participar da brincadeira e acrescentar outras linhas.

Para confirmar sua presença no evento, clique aqui.

(Caroll Almeida)

 

Esta entrada foi publicada em Sua Rotina. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.