Universidade cria outdoor que transforma umidade em água potável

Lima, no Peru, é a segunda maior capital do mundo localizada próxima a um deserto. Por conta desse fator geográfico, o nível das chuvas na cidade peruana é quase zero e água é um recurso escasso. Porém, a umidade atmosférica no local chega a 98%! Pensando nisso, a Universidade de Engenharia e Tecnologia (UTEC) desenvolveu um outdoor capaz de produzir água potável a partir dessa umidade.

São cinco purificadores de água e um tanque de armazenamento acoplado ao painel, que produz até 100 litros por dia de água pura, própria para o consumo. Basta abrir a torneira do outdoor e se servir. Em três meses de funcionamento, o outdoor já gerou 9.450 litros de água, que abastecem centenas de famílias locais.

A universidade produziu um vídeo que mostra as vantagens do seu invento e depoimentos de quem usa o outdoor para beber água. “Podiam colocar um desses em cada lugar, em cada vila. Realmente, água nos dá vida”, diz um dos moradores locais.

No site da instituição de ensino, a UTEC explica que o outdoor é um chamariz para que futuros alunos pensem em ações que possam transformar o mundo. “O painel reflete a proposta educativa de desenvolver o gênio e o talento dos alunos, para que eles possam se transformar em profissionais de alto nível, capazes de aplicar a ciência, a tecnologia e a inovação em benefício do desenvolvimento sustentável do Peru.”

Esta entrada foi publicada em Acredite se quiser. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.