Carro e elétrico e dobrável, considerado solução para o trânsito, será colocado em teste

Para solucionar os problemas do trânsito e a falta de lugar para estacionar, Berlim, na Alemanha, encabeça um projeto do futuro. A população vai começar a testar o Hiriko, carro elétrico de 2,63 metros de comprimento que, ao dobrar, encolhe para 1,5 metro. Nele, cabem apenas o motorista e um passageiro.

O projeto foi chamado de CityCar e vai colocar 9 mil unidades anuais nas ruas de Berlim até 2015. A intenção é que os moradores aluguem o pequeno carro, como já acontece com as bicicletas. O preço do aluguel ainda não foi definido.

A velocidade máxima do carro chega a 90 km/h e ele pode ser usado por 120 quilômetros antes de precisar ser novamente ligado na tomada. A recarga é rápida e em duas horas o carro já está pronto para ser dirigido novamente.

Integração

Por diminuir consideravelmente de tamanho, a ideia é que a população possa usá-lo integrado às redes de trem, metrô, ônibus e bondes. “O uso compartilhado de veículos elétricos leves – combinado com as redes de transporte público – pode de fato contribuir significativamente para a redução do congestionamento urbano e a poluição”, disse o engenheiro eletricista americano Praveen Subramani, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que liderou a equipe de desenvolvimento do City Car.

Além da capital alemã, o pequeno carro deve chegar a Barcelona, na Espanha, e Malmö, na Suécia, nos próximos anos. Tomara que o Brasil também fique de olho nessa novidade.

 

 

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.