Brasil vai transformar 25 milhões de litros de óleo de cozinha em biodiesel até 2014

Óleo de cozinha será transformado em biodiesel

Um projeto brasileiro quer reciclar 25 milhões de óleo de cozinha até a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. A meta é transformar o óleo em biodiesel, combustível que será usado nos ônibus que transportarão as delegações das 32 seleções no Mundial. O projeto foi lançado no Rio de Janeiro pela Bioplanet, empresa de consultoria ambiental, na última segunda-feira (25) e tem apoio do governo federal.

Como cada litro do óleo de cozinha gera um litro de biodiesel, a intenção é produzir 25 milhões de litros de biodiesel. Para chegar ao combustível usado pelos veículos, o biodiesel é adicionado ao óleo diesel derivado do petróleo. Com a ação, o projeto evita o descarte inadequado, como no ralo da pia ou no vaso sanitário. Quando jogado fora dessa maneira, o produto vai parar em mananciais de água e no oceano. Um risco para o meio ambiente, já que apenas 1 litro de óleo de cozinha é capaz de contaminar 25 mil litros de água.

A coleta do óleo será feita com a ajuda de 3 milhões de estudantes de todo o Brasil, que ganharão brindes de suas escolas, de acordo com o volume de óleo arrecadado, e de catadores de material reciclável. A ideia é envolver 10 mil catadores, que poderão ganhar até R$ 1 por litro de óleo de cozinha entregue ao Bioplanet.

 

 

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.