Quiosques na orla do Rio de Janeiro recebem óleo de cozinha para reciclagem

O Rio de Janeiro dá um passo importante para amenizar o problema dos 200 milhões de litros de óleo que são despejados, por mês, em rios, lagos e mares brasileiros. Os 309 quiosques na orla da cidade funcionam como ponto de recebimento de óleo de cozinha usado.

Qualquer pessoa pode fazer o descarte nos pontos da orla, basta levar o óleo acondicionado em um recipiente, como garrafas PET. Cada unidade tem capacidade de recolher 50 litros de óleo por dia.

Desde 2008, postos de salvamento e todos os quiosques de praia, do Leme ao Pontal, já enviaram para reciclagem 79 mil litros de óleo. O material é transformado em produtos de limpeza, como sabão e detergente. Cada litro é capaz de gerar dois quilos de sabão.

Vilão

O óleo de cozinha é um dos maiores vilões da poluição hídrica.  Quando entra em contato com a água do mar ele se decompõe e emite gás metano, que agrava o aquecimento global. Se jogado na pia da cozinha ou no vazo sanitário, ele vai pra rede de esgoto e contribui para a proliferação de ratos, baratas e insetos nas tubulações.

A intenção agora é intensificar a divulgação do serviço, para que mais pessoas depositem seus óleos usados nos quiosques ao longo das praias. E ainda tem um “mimo” para quem ajuda o planeta: cada dois litros depositados vale um brinde, um produto de limpeza feito a partir do óleo reciclado.

 

Esta entrada foi publicada em Sua Rotina. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.