Ex-morador de rua cria projeto de biblioteca sobre rodas

Robson Mendonça, de 61 anos, teve uma trágica história de vida até ser apresentado a uma edição do livro A Revolução dos Bichos, escrito por George Orwell em 1945. A partir da leitura, o ex-agropecuarista do Rio Grande do Sul, que perdeu a família em um acidente, mudou-se para São Paulo e acabou virando morador de rua, teve a ideia de democratizar a leitura usando apenas uma bicicleta.

Em junho de 2011, Robson conseguiu do Instituto Mobilidade Verde uma bicicleta adaptada, com um caixote na garupa com capacidade para 200 livros. Hoje são 3 bikes, uma delas elétrica e com wi-fi, e o projeto foi batizado de Bicicloteca.

Onde pegar um livro?

Não é difícil achar uma Bicicloteca e usufruir da atual biblioteca composta por 48 mil livros. De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, as bikes ficam estacionadas em algum ponto do centro de São Paulo: segundas na Praça da Sé, terças na Praça do Patriarca, quartas na esquina da Praça Dom José de Barros com a Barão de Itapetininga, quintas na Praça da República e sextas no Largo Santa Cecília.

Para pegar um livro emprestado não é preciso nem apresentar documentos. Robson anota o nome em um caderninho apenas para controle de quais e quantos livros estão emprestados. “Explico que não é obrigado devolver o livro, que pode emprestar para alguém que queira ler, que o importante é ele não acabar no lixo. E, quer saber? Temos um índice de devolução de 95%”, disse Robson em entrevista à revista Contigo.

Anote aí o horário e dias que a Bicicloteca estará nas ruas e aproveite para ler mais. E na dúvida, pode contar com Robson para indicar bons livros.

 

Esta entrada foi publicada em Sua Rotina. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Ex-morador de rua cria projeto de biblioteca sobre rodas

  1. Felipe Gasnier disse:

    Somos uma editora de livro de ROCK e gostariamos de doar livros para a biblioteca, vcs tem informação de como podemos fazer isso? Obrigado.