Fala da Ministra do Meio Ambiente é interrompida por manifestação no TEDx Vila Madá

Palestra da ministra Izabella Teixeira é interrompida por manifestação

A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, foi uma das convidadas para participar do 18º TEDx Vila Madá, evento realizado na noite desta quinta-feira (29), com o objetivo de discutir o tema Nosso Planeta Água. Porém, a fala da ministra foi interrompida por uma manifestação.

Jovens com cartazes contra Belo Monte e contra o Novo Código Florestal se posicionaram na frente na ministra, dificultando a sua fala. “Vocês tem o direito de panfletar e eu também tenho. Afinal, isso é ou não uma democracia?”, disse aos manifestantes enquanto pedia, em vão, para que eles se sentassem.

“Não houve interesse em água, em preservação. Só os interesses dos ruralistas foram atendidos”, respondeu um dos manifestantes que segurava um cartaz criticando o Código Florestal.

Depois de pedidos e vaias da plateia, o grupo de protesto Veddas (Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade) se dispersou e a ministra conseguiu terminar sua fala e assegurou que a água é um tema central na agenda de planejamento do governo.

Rio invisível

Além da Ministra do Meio Ambiente, participaram do TEDx Vila Madá – com palestras curtas de 3 a 18 minutos -, a arquiteta responsável pelo projeto Parque Linear do Córrego verde, Anna Dietzsch, que falou sobre o rio “invisível” de São Paulo, que fica embaixo da Vila Madalena. “O projeto não traz de volta o rio, mas evoca a memória dele, nos convida a refletir sobre o papel da água e o nosso papel como ser humano”, disse a arquiteta.

Estiveram presentes também Clóvis Boufleur, gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança, Kaká Werá, ambientalista e conferencista brasileiro de origem indígena e Peri Pane, artista plástico criador do Homem Refluxo.

O TEDxVilaMadá é uma conferência anual que tem a missão de divulgar boas ideias para o mundo e aborda sempre temas de impacto socioambiental.

 

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.