Poeira de asteroide pode proteger o planeta do aquecimento global

Uma pesquisa feita por cientistas escoceses revelou que a emissão de poeira de um asteroide pode proteger o planeta das radiações solares, funcionando como um imenso guarda-sol. A notícia foi recebida com entusiasmo pela comunidade científica, pois ela pode ser a solução para o temido aquecimento global.

Os cientistas descobriram a proteção analisando uma imagem de 2011 obtida pela sonda da NASA Dawn. Segundo eles, é possível deslocar o asteroide 1036 Ganymed, de 500 mil quilos, para próximo da órbita da Terra e capturar a nuvem de poeira que o acompanha.

Essa nuvem, de aproximadamente 2,6 mil quilômetros, seria capaz de bloquear 6,58% da radiação solar que normalmente chega ao nosso planeta. Tal bloqueio, segundo os cientistas, é suficiente para combater o aquecimento global.

Porém, de acordo com o pesquisador Russel Bewick, da Universidade Espacial de Strathclyde, na Escócia, não há com realizar um teste prévio para verificar a eficácia do estudo. Além do mais, a aproximação de um asteroide com a massa de 500 mil quilos poderia ser uma ameaça para a Terra.

Esta entrada foi publicada em Acredite se quiser. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.