Banda de São Paulo constrói o próprio estúdio de ensaio usando apenas material reciclado

Banda Oeste Suez bota a mão na massa e constrói o próprio estúdio

Quando o aluguel de um estúdio de ensaio começa a pesar nas contas de uma banda independente, o que fazer? Construir um próprio não é o caminho mais simples, mas foi justamente o que o grupo Oeste Suez, de São Paulo, fez. A falta de grana impossibilitou a compra de materiais novos, o que não impediu que o estúdio fosse erguido. A solução foi reutilizar.

A banda foi para rua recolher todo o “lixo” que pudesse ser usado para montar o estúdio. “Pegamos caixas de madeira, papelão, jornal, revistas, armários velhos e até um colchão velho que havia sido jogado fora”, conta Giancarlo Boniolo, vocalista da banda.

O papelão, jornais e revistas velhas foram usados para dar acústica ao estúdio. Um carpete preto, também de segunda mão, cobriu o piso e o colchão foi na bateria, para melhorar o som.

R$ 8 mil de economia

A acústica foi feita com paredes revestidas de papelão e papel

O estúdio foi montado em um cômodo pouco utilizado na casa de Giancarlo, mas para ficar perfeito, foi preciso subir duas paredes. “Foi a única coisa que precisou mesmo de dinheiro. Gastamos com materiais de alvenaria e a mão de obra”, lembra. O estúdio pronto ficou por mais ou menos R$ 2 mil. “Se fosse um estúdio zero, com tudo novo, ficaria por uns 10 mil”, completa.

A acústica, segundo a banda, não é 100%, mas não chega a comprometer. “Já tem até gente querendo alugar e ensaiar aqui. Mas por enquanto a gente tem ciúme”, avisa.

A experiência valeu a pena. Estúdio próprio e sem limite de tempo para a banda praticar. Se há alguém que queira seguir o exemplo, a Oeste Suez dá toda força. “Somos a prova de que dá pra fazer. E o melhor é que reutilizando você explora outros materiais que nunca seriam a primeira opção, mas que servem perfeitamente”, conclui.

(Caroll Almeida)

Esta entrada foi publicada em Música, Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

47 respostas a Banda de São Paulo constrói o próprio estúdio de ensaio usando apenas material reciclado

  1. Nubio Fly disse:

    Parabens aos brothers do Oeste Suez,,vai o salve aqui dos parceiros da Plancasamonkey……….

  2. Fernando Henrique Pereira de Jesus disse:

    Muito boa essa idéia da banda! Assim da pra perceber quando uma banda faz pq que gosta de verdade do que faz! Parabéns pra vcs! Força Suez!!!

  3. Fernando Souza disse:

    parabéns a essa banda pela idéia sensacional de ajudar o meio ambiente e economizar dinheiro. queremos ver vocês no SWU.

  4. Adnã Fernando disse:

    Essa ideia de construir um estúdio de materiais reciclavéis foi sensacional e várias bandas deveriam seguir o exemplo dessa banda, poderia economizar dinheiro e também ajudar o meio ambiente que está precisando de muita ajuda. quero ver esa banda no SWU…

  5. Luiz Tadeu disse:

    vcs sao os caras quero ver vcs no swu boa sorte