Bueiros sustentáveis são testados em São Paulo

A cidade de São Paulo vai testar 400 bueiros sustentáveis que prometem reduzir enchentes e alagamentos, evitar mais poluição dos rios e galerias de água e facilitar o trabalho de limpeza das bocas de lobo.

As bocas de lobo receberam um cesto plástico acoplado ao bueiro, que permite escoar a água mas retém os resíduos, como garrafas pet e sacos plásticos, por exemplo. Além de recolher o lixo, as grades facilitam a limpeza do bueiro, já que o processo de retirar o cesto e colocá-lo de volta demora apenas 5 minutos.

Algumas áreas da cidade já receberam o cesto para o período de testes. O cruzamento das ruas Augusta e Estados Unidos foi selecionado por ser bastante arborizado – a intenção é verificar se as folhas são capazes de obstruir o filtro.

Para testar a eficácia do cesto em áreas que costumam acumular um grande volume de lixo, foram escolhidas vias de Santo Amaro (zona sul), da Vila Leopoldina (zona oeste) e do Bom Retiro (centro).

A boa novidade, porém, tem restrições. Não são todos os bueiros da cidade que podem receber o cesto que filtra o lixo. Segundo estimativa da Inova, empresa que cuida da limpeza da região noroeste de São Paulo, existem cerca de 180 mil bocas de lobo nessa área, mas só 5 mil têm condições de receber o cesto.

O investimento inicial no teste é estumado em R$ 40 mil. As informações são da Folha de S. Paulo.

 

 

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.