Aparelho transforma respiração em energia elétrica capaz de carregar um celular

Ser sustentável e, para isso, não precisar fazer nada além de respirar. Assim é a invenção do designer industrial brasileiro João Paulo Lammoglia, que desenvolveu um aparelho que transforma a respiração em energia elétrica capaz de carregar um gaget como celular ou MP3 player.

Batizado de Aire Concept, o aparelho é uma espécie de máscara com pequenas turbinas que se movimentam a medida que o ar é expelido pela boca e nariz. A energia cinética (movimento das turbinas) é então transformada em elétrica. “O uso de fontes renováveis é o passo mais importante que podemos tomar para evitar um desastre ambiental. Captar energia de nossas atividades e transformá-la em eletricidade é possível e pode ser a grande solução dos problemas”, diz Lammoglia na apresentação do produto em seu site oficial.

A energia elétrica chega ao gaget a ser carregado através de um cabo USB acoplado na “máscara”. “O Aire pode ser usado em qualquer atividade, fora ou dentro de casa: para dormir, caminhar, correr ou ler um livro, por exemplo.” Porém, a engenhoca do brasileiro não será comercializada ainda, apesar de ter ganhando o prêmio Red Dot Award 2011, considerado o “Oscar” do design mundial.

 

Esta entrada foi publicada em Acredite se quiser. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.