Vídeo mostra ação do Curativos Urbanos, grupo que “cura” calçadas com band-aids gigantes

Não se assuste se por acaso encontrar um band-aid rosa gigante naquele buraco que você sempre tropeça no caminho para o trabalho. A ação é de um coletivo chamado Curativos Urbanos, que coloca sinalizadores em forma de band-aids em cada buraco ou rachadura que encontra pelas calçadas de São Paulo.

Como mostra o vídeo que o coletivo divulgou (veja abaixo), a intenção é acender a discussão sobre os problemas dos espaços públicos e fazer com que o cidadão analise o local por onde passa todos os dias. “O nosso objetivo é, aos poucos, fazer ações que melhorem a cidade de alguma forma, ou pelo menos façam as pessoas que vivem nela também pensarem sobre esses problemas”, esclarece a redatora publicitária Jeniffer Heemann que, junto com mais cinco amigos, coordena as ações do Curativos Urbanos.

A primeira intervenção do coletivo foi feita na Avenida Paulista e nas ruas Augusta e Peixoto Gomide, no último mês. “Acreditamos que todo o cidadão deve ter condições de caminhar pela sua cidade com qualidade e, para isso, o mínimo que ele precisa são calçadas decentes”, explica.

Nos dias 1 e 2 de setembro foi a vez das Avenidas Ipiranga e São João, no centro da cidade, receberem 40 band-aids de EVA – todo o material usado para a confecção dos curativos é custeado pelos seis membros do grupo. Apesar de agirem em tempos de campanha eleitoral, Jeniffer afirma que não foi caso pensado. “Mas acredito que veio a calhar. Assim as pessoas e a mídia acabam prestando mais atenção.”

Cidadão consciente

Muito mais do que “cutucar” o poder público, o foco principal do Curativos Urbanos é informar e esclarecer dúvidas do cidadão comum em relação ao espaço público. “Muitos acham que o governo é responsável pela conservação e manutenção da calçada em frente à sua casa, quando na verdade essa responsabilidade é do proprietário”, alerta Jeniffer.

E tem dado certo. A página do grupo no Facebook já conta com mais de 1000 “likes” e os pedidos para que a ação do Curativos Urbanos seja levada a outras cidades são muitos: os band-ais gigantes já chegaram ao Rio de Janeiro e a próxima cidade a ser “curada” é Porto Alegre. “Nossa intenção é que o movimento cresça cada vez mais. Queremos ver o Brasil inteiro com calçadas decentes e bonitas.”

 

Esta entrada foi publicada em Intervenções, Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Vídeo mostra ação do Curativos Urbanos, grupo que “cura” calçadas com band-aids gigantes

  1. Renata disse:

    A iniciativa é legal,mas talvez devesse ser pintado direto no chão,já que com uma chuvinha isso tudo vai parar nos bueiros ai é só imaginar o que vai acontecer.Sorry!!

  2. maria magali rossetti lapa disse:

    legal, adorei a iniciativa. vou ficar mais antenada na minha cidade e colaborar pra que tudo fique mais bonito, ou arrumado. bjs