Viveiro Manequinho Lopes, no Parque Ibirapuera, doa mudas para quem mora em São Paulo

Viveiro tem um centro de produção de mudas

Muita gente não sabe, mas o Viveiro Manequinho Lopes, dentro do Parque Ibirapuera, Zona Sul de São Paulo, é quem doa também mudas de árvores a cidadãos comuns, para que eles arborizem o seu quintal ou a calçada em frente à casa. O viveiro é o responsável por produzir as mudas que são plantadas em avenidas, canteiros centrais e parques da cidade. Só este ano, o Viveiro Manequinho Lopes já doou 11.344 mudas para toda a cidade de São Paulo.

A distrubuição de mudas de mais de 150 espécies de árvores, entre elas jequitibá, jatobá, ipê-amarelo e jabuticabeira, é gratuita. Para levar uma planta para casa – cada cidadão tem direito a 5 mudas -, basta ir ao viveiro com um documento de identidade, um comprovante de endereço e levar as medidas de onde se pretende plantar a árvore.

Estufa do Viveiro Manequinho Lopes

O pedido, então, passa por uma avaliação. O diretor do viveiro Manequinho Lopes, Márcio Yamamoto, diz que é preciso uma aborização planejada. “Analisamos o espaço e, se acharmos satisfatório, indicamos uma muda adequada”, explicou. Depois de assinado o termo de compromisso, o cidação recebe orientações de como cuidar da árvore. “E a muda deve ser obrigatoriamente plantada na cidade de São Paulo, no local indicado pelo cidadão”, alertou.

Conscientização

Diretor Márcio Yamamoto espera que o paulistano seja mais consciente

Decretada em 1998, a “Campanha Permanente de Incentivo à Arborização” tem o objetivo de despertar no cidadão paulistano uma consciência verde, fazer com que ele se aproxime mais da natureza. “Temos um problema cultural. Aqui, deixamos uma bituca de cigarro no chão, mas varremos as folhas na calçada. Uma visão errada do que é sujeira”, argumenta o diretor.

Além de ser um centro de distribuição de mudas, o Viveiro Manequinho Lopes também abriga uma unidade de pesquisa, que aprimora os metodos de produção das árvores e herbáceas, e uma Divisão de Fauna, que presta atendimento veterinário a animais silvestres.

(Texto: Caroll Almeida/Fotos: Theo Lambert)

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

21 respostas a Viveiro Manequinho Lopes, no Parque Ibirapuera, doa mudas para quem mora em São Paulo

  1. marinete pinto biancardi disse:

    olá, gostaria de saber se vcs tem mudas da palmeira real, para ser plantadas no sítio de uma amigo aqui em São Paulo, – aguardo retorno

  2. Ideli Monticelli Ferreira disse:

    Temos uma chácara em Ibiúna-SP e necessitamos,com urgência, de mudas de cerca viva para fechar, rapidamente, mais ou menos 20 metros. Nosso novo vizinho encostou uma piscina em nossa cerca e, por isso está maltratando os cães do nosso lado que não estavam acostumados com esse movimento.

  3. Lucilene de Lucca Marini disse:

    Sou coordenadora de uma Escola de Educação Infantil da Prefeitura de SP e estamos precisando de mudas de flores para montagem das floreiras suspensas na escola e arbustos para a cerca viva do muro que é aberto.
    Grata,
    Lucilene

  4. Adriel Araújo disse:

    Bom dia, gostaria de saber se o viveiro fica aberto ao publico hoje 06/09/2012. Pois preciso saber se vocês fazem identificação de uma especie de planta, e se cobram por esse serviço.
    Fico no aguardo por seu retorno.

  5. Edson Vitorino disse:

    Bom dia! Preciso de mudas da Mata Atlantica para plantar em terreno particular em Ibiúna. Como devo fazer? Obrigado.

  6. José Alves de Melo disse:

    Muito bonita as flÔres do manaca gotaria de ter uma muda.

  7. Teresa oliveira disse:

    Eu gostaria de saber se vocês fazem doações de mudas de arvores para a escola. Um trabalho que vem sendo realizado, consciêntizando os alunos e pais sobre a importancia do reflorestamento.
    Obrigada.
    Teresa

  8. Maria Bezerra disse:

    Gostaria de receber doação de mudas para um espaço comum que pretende envolver as crianças em um projeto de cuidados com as plantas e criação de um jardim.Por não termos um espaço adequado para que as crianças brinquem elas tiveram a ideia de montar uma barraca e brincar nesse espaço aproveitaremos a energia deles para alo util aonde aprenderam no contato com as plantas muitas coisas.
    Aguardamos ansiosamente uma resposta.

  9. nelson antunes da cruz disse:

    Gostaria de saber da possibilidade de conseguir uma muda de manacá da serra anão, para plantarmos em nosso quintal, em nosso jardim. Pesquisei na internet esta espécie e achei muito interessante e muito bela. Optei pela espécie anão porque tenho pouco espaço no quintal cuja medida é L = 6 mts C = 8 mts ( 48 m2 ).
    Moro em São Paulo-SP. Aguardo vosso pronunciamento. Grato .

  10. ezequiel edesio de castro disse:

    Olá,eu gostaria de receber mudas de jardim e frutiferas,para um espaço de mais ou menos 300 metros quadrados
    grato

    ezequiel