10 razões que fizeram o SWU 2011 entrar para a (sua) história

No segundo ano de festival a gente mudou de casa, mas a vontade de fazer um evento para você nunca mais esquecer foi a mesma. O festival, bem mais abrangente, abriu as portas para a música pop, com o furacão do Black Eyed Peas e a banda oitentista Duran Duran, homenageou o rock sulista com o Lynyrd Skynyrd e encerrou com o “show-macumba” do Faith no More. Mas ainda teve muito, muito mais! Separamos 10 momentos que vão fazer você morrer de saudade daqueles três dias em Paulínia!

1 – Primeiro show do Lynyrd Skynyrd no Brasil: Valeu a pena a espera, hein? Uma das bandas mais importantes de southern rock, dona de um dos solos mais memoráveis  da música pisou pela primeira vez em solo brasileiro para fazer um show perfeito. E o espetáculo não foi só no palco, não. Bonito mesmo foi ver os fãs com bandeiras confederadas nos ombros, com a cara pintada de vermelho, branco e azul, prontos para ouvir “Simple Man”, “Freebird” e “Sweet Home Alabama”.

2 – Damian Marley cantando músicas do pai: Além de passear pelos hits de sua carreia solo, Damian “Jr. Gong” Marley fez uma bela homenagem a seu pai, Bob Marley, e emocionou os fãs de reggae na plateia. Com “Get up, Stand up” e “Is this love”, o filho do rei colocou o SWU inteiro para dançar.

3 – Banda vence concurso e abre o SWU 2011: O SWU apoiou um concurso para escolher a banda nacional que abriria, oficialmente, a segunda edição do festival. Foram mais de 600 bandas e quase 2 mil vídeos inscritos. A parada foi dura, mas a banda Cruz desbancou os concorrentes e teve a honra de ser a primeira a pisar no palco do SWU 2011.

4 – Show sangrento do Down: Quem conhece o Phil Anselmo de outros “carnavais” sabe que o show do Down no SWU não seria menos do que animal. Endiabrado, o vocalista berrou, pulou, cuspiu e, já na primeira música, bateu o microfone na própria cabeça. Sangue, suor, riffs pesados e um frontman que dominou da plateia, tão insandecida quanto. E na última música, o hit “Stone the Crow” o filete de sangue ainda estava lá!

5 – Último show do Sonic Youth: Os rumores de separação começaram quando o líder Thurston Moore a baixista Kim Gordon anunciaram o fim do casamento. Não deu outra, a banda declarou, no fim de novembro de 2011, que ia dar “um tempo”. E o show sensacional e barulhento que eles fizeram no SWUfoi o último. Quem viu, viu.

6 – Neil Young no Fórum de Sustentabilidade: Mestre da música folk e engajado nas causas sustentáveis, Neil Young veio ao SWU, no II Fórum Global de Sustentabilidade, para contar a sua experiência com a sua caranga, um Lincoln Continental 1959 transformado em carro híbrido, que não polui. Ah, e quem esteve lá deve ser lembrar: o velho Neil completou 66 anos de vida no dia de sua palestra!

7 – Show do Black Eyed Peas: Já viu uma pista de dança com mais de 60 mil pessoas? Will.I.Am, Fergie e o resto da turma fizeram do SWU uma grande balada! Pump it, My Humps, I gotta a feeling, Boom Boom Pow… nenhum hit dançante foi deixado de lado. E Will.I.Am ainda deu uma de DJ no meio do show, tocou músicas do Rei do Pop, Michael Jackson, e deixou a festa ainda melhor.

8 – Palco alternativo: Menor em tamanho que o Energia e o Consciência, mas não em qualidade. O palco New Stage trouxe grandes nomes da cena alternativa nacional e internacional. Saca só: Ash, Hole e sua intempestiva Courtney Love, o duo Matt & Kim, Is Tropical, Crystal Castle, Sabonetes, Apolonio, Copacabana Club… Fica até difícil dizer qual show foi mais bacana.

9 – Alice in Chains volta ao Brasil: Refeita das tragédias e com um vocalista novo, a banda Alice in Chains voltou ao país para um show nostálgico. A banda lembrou o ex-membro Layne Staley, morto em 2002, com a canção “Black Gives Way to Blue”, e ainda hits grunges como “Would?”, “Man in the box”, “Down in a hole” e “We die Young”. Foi como se anos anos 90 estivessem de volta.

10 – Faith no More monta um “terreiro” no palco: Palco todo branco, cheio de flores e um Mike Patton vestido de Zé Pilintra, bebendo e fumando um cachimbo. Assistir show do Faith no More é ser surpreendido, sempre. Até com o setlist, que “renegou” We Care a Lot, mas mandou clássicos como Epic, Easy, Evidence (cantada em português!) e Ashes to Ashes. Pra completar, Mr. Patton desceu do palco, enlouquecendo os fãs.

(Caroll Almeida)

Esta entrada foi publicada em Música. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

14 respostas a 10 razões que fizeram o SWU 2011 entrar para a (sua) história

  1. john disse:

    Megadeth que não comentaram ai foi bom demais, e a ultima musica do down foi bury me in smoke, lembro por que no final entrou a banda do duff e ficou geral no palco

  2. Tais Cristina disse:

    Valeu muito a pena ver minha banda favorita, o Faith No More. Todas as outras bandas foram ótimas, mas o Faith No More arrasou, fechou com chave de ouro. Mike Patton filmando a platéia e descendo pra galera foi o ápice do SWU!! Pena que não durou mais, mas valeu, e muito, a pena!!

  3. Nilson Henrique disse:

    estive presente no ultimo dia do SWU 2011,ver alice in chains,stone temple pilots,faith no more foi exelentee!!!!! sera uma lembrança e tanto na minha memoria ao saber q eu estive la para ver estas grandes bandas de quais eu agrado e muito,pena q o show do sonic youth não foi la grandes coisas,pois estava ancioso para ver o show da banda q ficaram so na distorção de guitarras e cia…. enfim,este ano tbmb promete e ouvi dizer q o festival deste ano seria novamente no interior de são paulo,na cidade de Paulínia,la eh uma boa area me fez lembrar um woodstock,pois pra atrair muita gente la foi um otimo local,extenso,agora tão dizendo por aí (e eu estou acompanhando) q este ano deve ocorrer na cidade de São Paulo,pra mim um erro,pq tirar de um local onde todos se adaptaram e gostaram bastante,pra levar pra cidade grande,logo São Paulo,nada contra a cidade mais, será qvai aguentar a pressão??? pq o q rira chuver de reclamações ápós o festival…..mas vamos aguardar ne e esperar o q vai ser destas notícias……

  4. Vinícius disse:

    Alice in chains foi fantástico, que o swu traga os melhores novamente!

  5. Caio Lima disse:

    Como esquecer o show do SOJA?Sensacional, inesquecível.

  6. Giulianna disse:

    E tem como esquecer? foi PERFEITO!

  7. Sanase disse:

    otimo ser em SP…ir pra paulinia com toda aquela chuva foi tenso

  8. Carlos Stoessel disse:

    Foi indescritível ver o Lynyrd Skynyrd, d perto, eu tava lá colado na grade, e ainda o portal terra fez uma entrevista comigo e meus amigos. Realmente um dia pra ser lembrado. Andei 500 km, pra ver o lynyrd,foi a experiência mais legal da minha vida,vai ficar pra contar pros meus netos, e esse ano estaremos,lá d novo, quem sabe um allman brothers pra completar , heim ??????? Valeu !!!!!!! SUL D MINAS É O TEXAS BRASILEIRO -http://musica.terra.com.br/festival-swu/2011/noticias/0,,OI5468713-EI18803,00-Sul+de+Minas+e+o+Texas+brasileiro+dizem+fas+do+Lynyrd+Skynyrd.html

  9. Sam disse:

    foi foda demais!!! DOWN AIC E FNM!!!

  10. Edu420 disse:

    Eu tive a felicidade de estar na edição de 2011, uma lembrança para o resto da vida.
    Só me decepciona a ideia da edição 2012 ser na grande SP. Um festival tão grande e que movimenta tantas pessoas merece ser realizado no interior, dentro de grandes fazendas assim como as edições de Itu e Paulínia. Longe do trânsito, da violência, a edição de Paulínia trazia a sensação de estar no meio do nada e ao mesmo tempo no meio de tudo. O ambiente foi perfeito, a escolha das banda também.
    Independente do local, vida longa ao festival.