Você sabe o que é neutralização de carbono?

Quando você usa seu carro para ir ao trabalho, acende a luz do quarto, viaja de avião e até quando liga o computador para ler essa matéria, você aumenta quantidade de gás carbônico no mundo, principal causador do efeito estufa. O jeito de compensar a emissão é plantando árvores. Isso é chamado de neutralização de carbono.

Para se ter uma ideia, é preciso uma árvore, considerando o seu crescimento em 20 anos, para neutralizar a emissão de carbono de uma viagem de ida e volta de avião de São Paulo ao Rio de Janeiro. Uma única árvore também compensa o uso de um computador ligado por 9 meses.

No Brasil,  uma das empresas que faz restauro florestal para compensação de carbono emitido e lançado na atmosfera é uma a Carbon Limited. O reflorestamento é feito em fazendas na região de Porto Feliz, interior de São Paulo, e lá são plantadas árvores como Cedro, Pau Brasil, Peroba Rosa e mais outras 78 espécies que, além de compensar as emissões de carbono, melhoram a qualidade da água, do solo e da biodiversidade. E mais: o local reflorestado vira Área de Preservação Permanente (APP).

E amanhã, Dia Mundial do Meio Ambiente, o SWU Music & Arts Festival, em parceria com a Carbon Limited, vai comemorar de uma forma especial. Fique ligado aqui no Portal SWU e nas redes sociais!

Esta entrada foi publicada em Uncategorized, Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Você sabe o que é neutralização de carbono?

  1. Nelson Santana disse:

    Olá!

    Acredito que há uma informação equivocada. Não há apenas uma empresa que trabalhe com neutralização de carbono no Brasil.

    Eu sou cliente há tempos do Banco da Árvore e neutralizo minhas emissões tudo via internet: http://www.bancodaarvore.com.br

    • SWU disse:

      Nelson, realmente não há apenas uma empresa que faça esse trabalho no Brasil. Citamos apenas a Carbon Limited, pois a empresa é parceira do SWU.