Brasil é quarto no ranking de países com mais construções sustentáveis

A Rochavera Corporate Towers, em São Paulo, é uma das construções certificadas (Foto: Divulgação GBC Brasil)

O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking que aponta os países que mais erguem construções sustentáveis no mundo. A constatação foi feita pela Green Building Council (USGBC), órgão internacional de certificação. O primeiro lugar da lista é dos Estados Unidos, com 40.262 construções sustentáveis, seguido pela China, com 869, e os Emirados Árabes Unidos, com 767. O nosso país já conta com um total de 526 empreendimentos sustentáveis.

Perto no número apresentado pelos Estados Unidos parece bem pouco. Mas é preciso lembrar que lá esse processo de construção ecológica começou 15 anos antes do que no Brasil. “Eles já têm uma cultura toda transformada para isso e nós ainda estamos nessa etapa inicial de mudar a cultura e provar que é viável trabalhar em cima desse conceito na construção civil, que é um dos setores que mais causam impacto ao meio ambiente”, explicou o gerente técnico do GBC no Brasil, Marcos Casado, em entrevista à Agência Brasil. Aqui, o mercado de construção ecológica começou a ganhar força em 2007.

Os edifícios verdes, como têm sido chamados, economizam recursos naturais, reduzem a quantidade de resíduos gerados e ainda há benefícios para os moradores. Tanto para o usuário comercial ou residencial, a grande vantagem está no custo operacional, já que reduz, em média, em 30% o consumo de energia, e entre 30% e 50% o consumo de água.

 

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.