Virada Sustentável promove mais de 600 atrações gratuitas em São Paulo

São Paulo se prepara para um fim de semana dedicado ao planeta. É a Virada Sustentável, realizada neste sábado (2) e domingo (3), com exposições, filmes, oficinas, workshops, peças e shows que trazem reflexões e ensinamentos sobre o meio ambiente, biodiversidade, direitos humanos, mudanças climáticas, mobilidade urbana, lixo e qualidade de vida. A Virada começa às 8h de sábado e segue até às 24h. No domingo, o evento continua, com atrações entre 8h e 20h.

Veja a programação completa da Virada Sustentável 2012

Em sua segunda edição, a Virada Sustentável chega maior e mais completa. Ano passado foram 480 atividades em 78 espaços. Agora, estão espalhadas mais de 600 atrações gratuitas em 120 pontos da capital paulista, incluindo unidades do Sesc, CEUs, praças, centros culturais, estações de metrô e associações. O desafio esse ano era pulverizar a Virada Sustentável e levar mais atividades para a periferia da cidade. Queremos que mais pessoas possam refletir sobre os temas apresentados”, explicou o organizador André Palhano, durante coletiva de imprensa do evento.

A designer gráfico Camila Batista Moreira, de 23 anos, foi ao evento ano passado e mudou sua concepção sobre sustentabilidade. “Amei o evento! É um dia especial para se aprender coisas novas e vivenciar experiências construtivas junto com os amigos e em ambientes agradáveis”, disse. “Recomendo a todos que prestigiem pelo menos uma das atividades”, completou.

Destaques

Uma das principais oficinais do evento é o Jogo das Eleições, um game de tabuleiro onde os participantes são os peões e percorrem um caminho com três períodos distintos: antes, durante e após as eleições. O objetivo da brincadeira é a reflexão sobre o processo eleitoral e a democracia participativa brasileira. O jogo é no sábado, das 10h às 12h, na Associação Educacional e Assistencial Casa do Zezinho.

Outra atividade da Virada Sustentável que vem chamando a atenção, principalmente nas redes sociais, é o Pimp My Carroça, que vai melhorar a estrutura de dezenas de carroças

Instalação de itens de segurança e pintura artística são alguns dos benefícios do Pimp My Carroça

de catadores de recicláveis, com instalação de itens de segurança e pintura artística de grafiteiros famosos na cena paulistana. Os profissionais da reciclagem também passarão por um check up médico e depois desfilarão as carroças “tunadas” pelas ruas do centro da cidade. A “pimpada” começará às 8h de domingo, no Vale do Anhangabaú.

Para quem gosta de cinema e se interessa pelo cotidiano dos carroceiros, vale a pena assistir ao documentário “A Margem do Lixo”, de Evaldo Mocarzel, que mostra a rotina dos catadores de papel e recicláveis. O filme será exibido às 11h, no Auditório do Sinpro (Sindicato dos Professores de São Paulo), na Vila Clementino.

Gastronomia ecológica

Uma novidade da edição 2012 é o Menu Sustentável, que também começa dia 02, mas dura um pouquinho mais que a Virada, até o dia 10 de junho. No período, 27 renomados restaurantes aceitaram o desafio de oferecer cardápios inspirados nos conceitos de sustentabilidade. Os chefs vão desenvolver pratos com produtos de origem 100% orgânica, privilegiando os alimentos da estação, sem desperdício de comida e com a redução de resíduos descartados.

O projeto tem parceria com a ONG Banco de Alimentos, que trabalha para diminuir a fome no Brasil. Veja aqui quais os restaurantes que participam do Menu Sustentável.

 

Esta entrada foi publicada em Sua Rotina. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Virada Sustentável promove mais de 600 atrações gratuitas em São Paulo

  1. marcos fernandes disse:

    Olá sou cantor e estou lançando cd com repertório 100% sustentável e gostaria de apresentar esse trabalho as autoridades e organizadores da educação e cultura por se tratar de um trabalho educativo sustentável.
    No aguardo.Marcos Fernandes,a arte em defesa do meio ambiente.

  2. eliete aparecida santana de lima disse:

    Curto muito todas essas idéias! Que maravilha tratar de sustentabilidade! Fico feliz com tudo isso.

  3. leandro disse:

    Pena que e so em SP!