Lâmpada de LED criada por cientistas gera mais energia do que consome

Cientistas norteamericanos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) criaram uma nova lâmpada que parece fazer o impossível: gerar mais energia do que consome. A novidade está num diodo emissor de luz (LED), que transforma corrente elétrica (elétrons) em partículas de luz (fótons). O LED criado pelos cientistas americanos recebe 30 picowatts de eletricidade e devolve mais que o dobro, 70 picowatts, na forma de luz.

Isso só acontece porque a eletricidade alimenta os circuitos do LED, que produzem luz, e faz o dispositivo vibrar e se resfriar, liberando calor – o que gera ainda mais fótons. Ou seja, no fim das contas, a lâmpada tem mais energia do que no início.

Porém, antes de você achar que se livrou de uma vez por todas da conta de luz no fim do mês, é bom saber que um picowatt é quase nada. Para se ter uma ideia, seriam necessárias 600 trilhões de unidades do LED para fazer funcionar um liquidificador. Imagine para abastecer uma casa…

Ainda assim, a descoberta é válida, segundo os cientistas do MIT, principalmente porque abre portas para novas pesquisas a respeito de gasto energético e de comunicação eletromagnética.

 

Esta entrada foi publicada em Acredite se quiser. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Lâmpada de LED criada por cientistas gera mais energia do que consome

  1. Dudu disse:

    Veja essa…