Terra perdeu 536 bilhões de toneladas de gelo por ano, diz estudo

Cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, divulgaram um estudo alarmante: a Terra perdeu 536 bilhões de toneladas de gelo por ano entre 2003 e 2010. Esse derretimento de geleiras e áreas cobertas por gelo resultou na elevação de 12 milímetros no nível médio do mar.

A pesquisa divulgada na revista Nature foi obtida através da análise de dados da sondas gêmeas Grace, na Nasa, que fazem mapeamento da massa e gravidade terrestre desde 2002.

De acordo com um dos líderes do estudo, o físico John Wahr, os resultados serão essenciais para responder questões sobre a elevação do mar e como as regiões geladas estão respondendo ao aquecimento.

Aquecimento global

O levantamento mostra que ações do homem, como a emissão acentuada de gases de efeito estufa, estão cada vez aquecendo mais o planeta e as áreas frias são as mais prejudicadas. Os cientistas agora buscam um padrão para entender melhor o processo de aumento do nível do mar.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, O professor do departamento de engenharia hidráulica e ambiental da USP, Paolo Alfredini, alerta que a elevação do mar pode afetar mais as regiões tropicais. Segundo explicação, o aquecimento da água provoca sua dilatação, o que a faz ocupar um volume maior. Isso pode ser bastante perigoso para o Brasil – se considerarmos os resultados do levantamento para os próximos cem anos, algumas áreas sofrerão com a elevação do nível do mar em até um metro.

 

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.