Acordo estabelece o fim das sacolas plásticas nos supermercados de São Paulo

Os supermercados de São Paulo já deixaram de distribuir sacolas plásticas para os clientes. Cerca de 80% aderiram ao acordo entre a Associação Paulista dos Supermercados (Apas) e o governo do Estado de São Paulo e agora oferecem aos consumidores caixas de papelão e sacolas retornáveis, que são vendidas nas redes.

Há também a opção da sacola de plástico biodegradável, que é vendida por R$ 0,20. Porém, o ideal é que o cliente sempre leve a sua ecobag ou carrinho quando for ao supermercado.

A campanha “Vamos tirar o Planeta do Sufoco” segue a linha de um programa piloto adotado há um ano e meio em Jundiaí. De acordo com pesquisa encomendada pela Apas, a novidade foi aprovada por 77% da população jundiaiense.


Sustentabilidade

O objetivo  da campanha em São Paulo é contribuir para a diminuição de um problema ambiental causado pelo descarte das 2,4 bilhões de sacolas plásticas distribuídas todos os meses no estado e educar os consumidores sobre a importância dessa mudança de cultura e de atitude.

Apesar de as sacolas só representarem uma pequena parcela do volume total de lixo descartado, a medida tem um importante valor simbólico. Para ambientalistas, gestores públicos e estudiosos da questão, a campanha tem o mérito de trazer para o cotidiano das pessoas a preocupação com a sustentabilidade, com o futuro do planeta.

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, as encomendas de sacolas plásticas já caíram e a maioria dos estabelecimentos do estado não renovou os pedidos.

E você, diga por que é a favor ou contra o fim das sacolas plásticas.

Esta entrada foi publicada em Sua Rotina e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Acordo estabelece o fim das sacolas plásticas nos supermercados de São Paulo

  1. Fernando Ruiz disse:

    Bom dia, possuo uma empresa de reciclagem de plástico na região de Franco da Rocha e reciclo por volta de 100 toneladas mês de plástico que iria para os aterros e transformo novamente em sacola. Depois dessa campanha contra as sacolas minhas vendas vem caindo de uma forma absurda. Resumindo, estão me impedindo de RECICLAR 100 toneladas de plástico. Qual seria apinião de vocês SWU sobre o assunto? Sustentabilidade?? Se isso for sustentabilidade, eu faço o que então?