Comissão vai a Brasília e pede lei mais rígida para crime de maus-tratos contra animais

O cão Lobo foi arrastado pelo carro do tutor por pelo menos 1 km

A morte do cão Lobo, que foi brutalmente arrastado pelo carro do próprio dono no início deste mês, desencadeou uma forte mobilização no País que pede a criação da Lei Lobo, com punições mais severas para crimes de morte, abandono e maus-tratos contra animais domésticos.

Uma comissão formada por artistas e ONGs esteve ontem (29) em Brasília para uma audiência com várias autoridades, entre eles o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais  e deputado federal Ricardo Izar (PSD) e Alessandro Molon, deputado federal pelo PT e presidente da Subcomissão Especial de Crimes e Penas. Na ocasião, o grupo formado por 10 pessoas entregou um abaixo-assinado com mais de 60 mil nomes e um documento que detalha as propostas para a nova lei.

Segundo a atriz Julia Bobrow, apaixonada por animais e que faz parte da comissão, a legislação para maus-tratos contra animais é branda e, na maioria das vezes, o agressor sai impune. O tutor do cão Lobo, por exemplo, recebeu uma multa no valor de valor de R$ 1.500, com base na lei federal de crimes ambientais nº 9.605/98, e mais 120 horas de trabalho no canil municipal. “Apesar da lei que prevê detenção de três meses a um ano, raramente as prisões são feitas”, esclarece Julia.

Além de Julia, fazem parte da comissão os atores Marcelo Médici e Ricardo Rathsam, a blogueira Alessandra Siedschlag, Dabiel Guth, Beth Castilho, Fernanda Barros, Adriana Walch, e Miriam Miranda, presidente da ONG Vira-Lata Vira-Vida, que socorreu o cão Lobo.

(Caroll Almeida)

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

8 respostas a Comissão vai a Brasília e pede lei mais rígida para crime de maus-tratos contra animais

  1. joao maximo disse:

    eu acho um absurdo isso nao tem nem o q dizer estou cansado de ver maus tratos de animais ,esses cara q fazem isso tem q pagar na cadeia como manda a lei dos humanos , mas nao podem nem demorar e antes disso amarrar esse filho da ..atras de um carro e fazer o mesmo muito lamentavel isso esse elemento vai ter um fim triste

  2. Kareen Martinato disse:

    A doutrina diz que a lei deve acompanhar a evolução das culturas, de forma a atender os anseios da sociedade. No crime de maus tratos contra animais, a lei é arcaica, despreza a evolução e a vontade da sociedade. Os animais são tutelados pelo Estado, o qual não está dando a tutela jurisdicional que a sociedade quer. As penas cominadas são ridículas pela total desconformidade com a evolução social. E tão brandas que totalmente ineficazes no aplicar o necessário e suficiente para prevenir e reprovar.

  3. Jade disse:

    APOIO TOTALMENTE ISSO. POR QUE SERES TÃO PUROS PRECISAM SOFRER ISSO? E NÃO ACONTECE NADA COM OS DONOS? ISSO NÃO PODE FICAR ASSIM. EXISTEM LEIS PARA OS HUMANOS, COMO POR EXEMPLO, LEI MARIA DA PENHA PARA AS MULHERES QUE SOFREM AGRESSÕES DE PARCEIROS, POR EXEMPLO. POR QUE NÃO EXISTE UMA LEI PARA ANIMAIS TAMBÉM? E DE UM TEMPO PARA CÁ ESSA VIOLÊNCIA, ESSA COVARDIA FEITA COM ESTES POBRES SERES, SÓ VÊM AUMENTANDO. AINDA MAIS PELAS REDES SOCIAIS. E A PENALIZAÇÃO TEM QUE SER AINDA MAIOR PRO AGRESSOR. ODEIO ISSO. ODEIO VIOLÊNCIA CONTRA ANIMAIS. ISSO TEM QUE ACABAR.

  4. Daniel Krok disse:

    A lei precisa ser alterada e os políticos só movem se for sob pressão de grupos, portanto parabens pela iniciativa pois quem maltrata animais precisa responder por crime hediondo. Cana neles

  5. Sam disse:

    é uma pena q nossos governantes se preocupem mais em encher os bolsos!!

  6. Leandro Lima disse:

    TEM QUE METER NA CADEIA QUE PRATICA ESSES MAUS TRATOS CONTRA ESSAS DÓCEIS CRIATURAS. PRISÃO PERPÉTUA NELES

  7. Não sei o que leva pessoas a tomarem tais atitudes contra esses animais. Experimenta se amarrar em um carro e ser arrastado

  8. camila natacha disse:

    cara,eu super aprovo a pena de morte pra umas pestes q so merecem a morte pra mim a pena de morte tambem deveria ser aplicada nesses casos de maus tratos aanimais.