II Fórum Global de Sustentabilidade apontou caminhos e deixou legado para os que assistiram

O II Fórum Global de Sustentabilidade trouxe nomes relevantes das áreas de meio ambiente, música e política para o Theatro de Paulínia. Mas, ainda mais importante que a presença destas figuras foi a experiência que cada um trocou entre si, e com o público, durante os três dias de debates intensos. “Tenho plena certeza que o movimento SWU se fortaleceu ainda mais e conseguiu atingir uma massa crítica da sociedade brasileira”, disse o gestor ambiental Gustavo Salles Nappo.

Para o docente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ademar Bueno, todos os debates foram produtivos, mas quem mais encantou o professor – que, na verdade, tinha ido para ver o jornalista Gilberto Dimenstein – foi a Nobel da Paz Rigoberta Menchú. “Com sua fala mansa e calma, ela conseguiu fazer muita gente chorar. Foi aplaudida de pé após mostrar, com sabedoria única, como sustentabilidade faz parte de valores humanos”, disse.  Ademar também se sensibilizou com a fala da ex-senadora Marina Silva. “Me senti impelido a trabalhar com política e sustentabilidade.”

Futuro

Já o gestor ambiental Gustavo acredita que as apresentações foram complementares, dando sentido umas às outras, e fizeram com que o público refletisse a respeito de assuntos importantes, como por exemplo, a questão dos povos indígenas e do respeito ao oceano.

Gustavo elogiou o palestrante Mario Mantovani que, segundo ele, falou de assuntos polêmicos que, muitas vezes, ficam omitidos nos bastidores dos movimentos socioambientais. Ele ainda ressaltou que o principal fruto do II Fórum é a conscientização das pessoas. “A bandeira da sustentabilidade e de um mundo mais justo foi definitivamente hasteada.”

Para o estudante de administração, Rafael Agostinho, de 25 anos, o II Fórum deixa uma importante semente de conscientização em Paulínia. “É uma das cidades mais poluídas da região. Acredito que foi primordial o fórum acontecer lá, para que a população repense seus atos. Tudo o que foi falado durante dos três dias serve de alerta”, disse.

This entry was posted in Fórum Global de Sustentabilidade and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

2 comentários em II Fórum Global de Sustentabilidade apontou caminhos e deixou legado para os que assistiram

  • Luíza

    novembro 23, 2011

    Gostei muito do Fórum, fui nos dois primeiros dias. Acho que deveria ser lançado um DVD das palestras apresentadas, eu compraria com certeza!

    Responder
  • Sam

    Sam Tickets Master

    novembro 23, 2011

    poutz!! não pude ir!!! estava cadastrado para o dia 14, mas eu estava em sampa e fui de onibus da Barra Funda, mas não tinha de hora em hora como divulgado, o de hora em hora custava 90 reais!!! um absurdo, aqui no site acho q falaram q era 23,25 mas la achei por 27, e só cheguei em paulínia as 13:00 daí até eu andar do portão P1 até o portão P10 foi mais uma cara rsrsrsrs uma pena pq eu queria muito participar de novo!!! ano q vem estarei lá!!!

    Responder

Deixe seu comentário