II Fórum Global de Sustentabilidade apontou caminhos e deixou legado para os que assistiram

O II Fórum Global de Sustentabilidade trouxe nomes relevantes das áreas de meio ambiente, música e política para o Theatro de Paulínia. Mas, ainda mais importante que a presença destas figuras foi a experiência que cada um trocou entre si, e com o público, durante os três dias de debates intensos. “Tenho plena certeza que o movimento SWU se fortaleceu ainda mais e conseguiu atingir uma massa crítica da sociedade brasileira”, disse o gestor ambiental Gustavo Salles Nappo.

Para o docente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ademar Bueno, todos os debates foram produtivos, mas quem mais encantou o professor – que, na verdade, tinha ido para ver o jornalista Gilberto Dimenstein – foi a Nobel da Paz Rigoberta Menchú. “Com sua fala mansa e calma, ela conseguiu fazer muita gente chorar. Foi aplaudida de pé após mostrar, com sabedoria única, como sustentabilidade faz parte de valores humanos”, disse.  Ademar também se sensibilizou com a fala da ex-senadora Marina Silva. “Me senti impelido a trabalhar com política e sustentabilidade.”

Futuro

Já o gestor ambiental Gustavo acredita que as apresentações foram complementares, dando sentido umas às outras, e fizeram com que o público refletisse a respeito de assuntos importantes, como por exemplo, a questão dos povos indígenas e do respeito ao oceano.

Gustavo elogiou o palestrante Mario Mantovani que, segundo ele, falou de assuntos polêmicos que, muitas vezes, ficam omitidos nos bastidores dos movimentos socioambientais. Ele ainda ressaltou que o principal fruto do II Fórum é a conscientização das pessoas. “A bandeira da sustentabilidade e de um mundo mais justo foi definitivamente hasteada.”

Para o estudante de administração, Rafael Agostinho, de 25 anos, o II Fórum deixa uma importante semente de conscientização em Paulínia. “É uma das cidades mais poluídas da região. Acredito que foi primordial o fórum acontecer lá, para que a população repense seus atos. Tudo o que foi falado durante dos três dias serve de alerta”, disse.

Esta entrada foi publicada em Fórum Global de Sustentabilidade e marcada com a tag , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a II Fórum Global de Sustentabilidade apontou caminhos e deixou legado para os que assistiram

  1. Luíza disse:

    Gostei muito do Fórum, fui nos dois primeiros dias. Acho que deveria ser lançado um DVD das palestras apresentadas, eu compraria com certeza!

  2. poutz!! não pude ir!!! estava cadastrado para o dia 14, mas eu estava em sampa e fui de onibus da Barra Funda, mas não tinha de hora em hora como divulgado, o de hora em hora custava 90 reais!!! um absurdo, aqui no site acho q falaram q era 23,25 mas la achei por 27, e só cheguei em paulínia as 13:00 daí até eu andar do portão P1 até o portão P10 foi mais uma cara rsrsrsrs uma pena pq eu queria muito participar de novo!!! ano q vem estarei lá!!!