Especialistas afirmam que comer insetos pode melhorar a sua saúde e a do planeta

Trocar um belo bife acebolado por um prato de insetos não parece nada apetitoso, mas especialistas garantem que faz bem – para você e para o planeta. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a inclusão de insetos na dieta, além de ser fonte rica em nutrientes, é importante ajuda no combate ao efeito estufa e mudanças climáticas.

De acordo com as pesquisas do entomologista (estudioso de insetos) Arnold Van Huis, da Universidade de Wageningen, na Holanda, as fazendas que cultivam os “bichinhos verdes” produzem uma quantidade muito menor de gases nocivos. Criações de gado, aves e porcos, por exemplo, liberam mais amônia e cerca de 300 vezes mais óxido nitroso, que agravam o efeito estufa no planeta.

Um relatório da FAO, chamado “A grande sombra do gado”, mostra o quanto a pecuária é nociva ao planeta: 65% do ácido nitroso emitido no mundo é resultado da alimentação desses animais; 37% do metano vem do sistema digestivo dos ruminantes; e excrementos e abertura de pastos são responsáveis por 18% de emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.

Nutritivos

Eles até podem não dar aquela água na boca, mas estudos comprovam o quão nutritivo pode ser incluir insetos na nossa dieta. Cientistas japoneses pesquisaram o bicho da seca e os cupins e descobriram que ambos são ricos em gorduras e aminoácidos. Já os gafanhotos e grilos são fontes de cálcio e podem muito bem ser substitutos do leite e fazer parte da dieta de pessoas com intolerância à lactose, por exemplo.

Insetos já fazem parte do cardápio de 80% dos países, principalmente na parte oriental do globo e nas regiões tropicais. A expectativa da FAO é que este costume se espalhe e que essa comida seja cada vez mais apreciada.

Você comeria insetos para ajudar a combater o efeito estufa?

View Results

Loading ... Loading ...
Esta entrada foi publicada em Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

11 respostas a Especialistas afirmam que comer insetos pode melhorar a sua saúde e a do planeta

  1. karina disse:

    não me vejo comendo isso. talvez em uma situação extema de fome. mas tendo tantos outros alimentos que substituem outros. acho bizarro essa solução e não me apetece nem um pouco, haha. Prefiro ajudar de outras formas!

  2. Murilo Martucci disse:

    É uma idéia no mínimo diferente. Precisamos saber se realmente é necessário comer insetos para ajudar o planeta. Lembremos que deixaríamos de comer um ser vivo para comer outro. Acredito que transformar insetos em pacotes de salgadinho seria um desrespeito a natureza que da mesma forma que nos criou, criou a outros seres.
    Portanto como até os vegetais são seres vivos, sou a favor de começar a mudar os hábitos grosseiros. Reeducar a alimentação exacerbada da sociedade, para nos alimentarmos somente do necessário. Quem sabe mudando alguns hábitos mais simples, podemos evitar certos constrangimentos.
    Pois me parece que até o corpo Humano é rico em cálcio e outras propriedades. Então o que faríamos se acabassem os recursos da natureza?.

  3. Thaisa Navolar disse:

    Ninguém precisaria comer insetos para atingir a necessidade diária de cálcio, aminoácidos ou gorduras. Os alimentos de origem vegetal suprem as necessidades nutricionais dos humanos, por isso a dieta vegetariana seria considerada mais saudável e realmente coerente do ponto de vista da sustentabilidade socioambiental, do que uma dieta com apelo ambiental que inclui insetos.
    Imaginem daqui a alguns anos a extinção de insetos ser ainda mais comum (como já está ocorrendo com as abelhas e outros devido ao agronegócio).
    Além disso o incentivo ao consumo de insetos em locais onde não é um hábito da população é um insulto à cultura alimentar, ferindo o Direito Humano à Alimentação Adequada, princípio norteador da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, a qual incorpora as estratégias de combate à fome.

  4. eu sempre imagino inseto assado tri bom, pena não ter tido a oportunidade de comer ainda.

  5. Rafael giovane disse:

    sim ,claro comeria pq não deve ser tão ruin assim !! pq se é 80% dos paises comem pq agente do brasil ñ poderia se adaptar tbm !!! a essa cultura e tornar o nosso pais menos poluente !!! okay toparia sim !!!;)

  6. luckmarck disse:

    EU TENTARIA COMER,QUANDO EU ADOLESCENTE EU COMI BUNDA DE TANAJURA ASSADA PQ NAUM COMER ESTE INSETOS RSRSRSRSRS!!!

  7. nory disse:

    É… já faz um ano que troquei o leite por soja, foi moleza, quase não senti diferença, agora…glup… gafanhotos e grilos… sei não!

  8. Bruno Pansani disse:

    Isso vai muito além de apenas querer ajudar o planeta.É uma questão cultural.Ninguem consegue começar a comer insetos de uma hora para outra.

  9. ariadine disse:

    eu prefiro ajudar de outra forma, por exemplo: separar o lixo, comer mais frutar e legumes, utilizar carro eletrico ou bicicletas, adaptar o ”sacolão de feira” ou as sacolas ecologicas…

    Mas comer insetos é meio estranho, principalmente com uma cultura e criação diferente dessa!

    Sei que os chineses fazem isso corretamente, então deixaremos isso com eles.

  10. fabio marcel disse:

    não custaria provar…menos barata…ecaaaaaaaaaaa