Rua arborizada em Porto Alegre proporciona “tapete verde” e vira a rua mais bonita do mundo

A rua vista por cima (Foto: Ricardo Stricher/PMPA)

Um túnel verde, formado pelas copas de mais de 100 árvores da espécie tipuana, é a principal atração da Rua Gonçalo de Carvalho, na zona sul de Porto Alegre, que ganhou, recentemente, o apelido de mais bonita do mundo. O status foi dado por um biólogo de Portugal que, encantado com as fotos que se espalharam pela internet, fez um post emocionado sobre o lugar. Agora, os quase 500 metros totalmente arborizados são o mais novo ponto turístico da cidade.

Quem visita a cidade faz questão de conhecer a rua, mas muitos não sabem que a luta para que a via fosse preservada foi grande. O artista gráfico Cesar Cardia, da associação de moradores do bairro e responsável pelo blog Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho – Resistir é Preciso, lembra da dificuldade que enfrentaram, em 2005, para impedir a construção de  um edifício garagem na região e a “reforma” da rua, que seria alargada.


O calçamento de pedra foi mantido

“Árvores seriam derrubadas e o calçamento de paralelepípedo seria substituído por asfalto. Os moradores acharam um absurdo e resolveram se mobilizar”, disse Cesar. Denunciaram o fato, saíram de porta em porta pedindo assinaturas, criaram um blog, pediram ajuda da mídia e começaram a receber e-mails até de fora do País. “Muitos nos apoiaram, mas chegamos a ser taxados de ‘inimigos do progresso’ porque não queríamos a ampliação da rua.”


A Gonçalo de Carvalho virou atração turística em Porto Alegre

A batalha foi, enfim, vencida em 2006, quando a prefeitura declarou a rua como Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental de Porto Alegre. Os paralelepípedos, que ajudam na preservação das árvores, já que não impermeabilizam o solo, foram mantidos e nenhuma tipuana foi derrubada. “Essa é a rua mais bonita do mundo não só pela beleza, mas também pelo histórico de luta que ela ostenta”, disse Cesar.
(Caroll Almeida)

 


This entry was posted in Viva o planeta. Bookmark the permalink.

43 comentários em Rua arborizada em Porto Alegre proporciona “tapete verde” e vira a rua mais bonita do mundo

  • marion

    dezembro 4, 2011

    Sou gaúcha, mas saí da terrinha ainda criança e fiquei muuuitos anos sem voltar. Em 2008 levei meu marido pra conhecer e hj ficamos surpresos, pq naquela época tiramos uma foto da rua , sem saber de toda a importância dela. Aqui em SP, na minha rua, minha casa é a única que tem árvore na calçada, se antes já cuidava dela, agora vou cuidar mais ainda.

    Responder
  • Ney Francisco Ferreira

    outubro 29, 2011

    Sou morador da Rua… percebo muitas vezes que as pessoas que normalmente caminhariam frenéticas rumo a seus afazeres, circulam pela Rua contemplando as árvores, pássaros, o sol entre os galhos, a beleza dessa parte preservada da Cidade. Sugiro um passeio por aqui nos domingos pela manhã. Depois vale também uma passada no Brique da Redenção, que fica próximo.

    Responder
  • adriana

    outubro 26, 2011

    Não conheceço essa rua em Porto Alegre, mas a rua Jose Merhi do bairro Boa Vista em Curitiba, quando vista da janela do apto fica igualzinha. Vamos preservar!

    Responder
  • mira

    outubro 19, 2011

    Além da beleza, deve ser uma rua de clima super agradavel.

    Responder
  • julian

    outubro 11, 2011

    é didficil lutar sozinho contra o mundo de robozinhos , as pessoas matam as arvores por que caem suas folhas e suja a rua , e sempre somos tachados de loucos e chatos ….os seres humanos preferem os muros de concreto do que ver uma árvore frutifera crescer e dar frutos ! É incompreensível ….mais esta rua de Porto Alegre é uma ilha de vida verde no meio do concreto. Queria somente atentar a hipocresia das pessoas que falam ser ecologicamente corretas , porém não mudam o estilo de vioda por nada , nem sequer andam a pé pelas cidades …é nóis …mais um um muleque acostumado a subir na jaqueira e no abacateiro do litoral á capão zona sul de sampa ….Kayapó urbano !

    Responder
  • Jo Farias

    setembro 30, 2011

    A rua é bela, realmente um túnel verde formado pelas árvores.
    O que falta é respeito e preservação. Excluir o estacionamento que ainda existe. E colocar lixo nos coletores várias “garrafas pet no chão”, Estive ontem 29/09/2011.

    Responder
    • osmar rosa

      outubro 2, 2011

      seria mais um crime a natureza se derrubarem estas arvores.
      muito lindo ainda vou ai conhecer.

      Responder
  • Sthefania Cachola Scaccabarozzi

    Sthefania Cachola Scaccabarozzi

    setembro 28, 2011

    lindo

    Responder
  • raimundo nonato marques

    setembro 24, 2011

    realmente essa rua e muito linda e um crime contra a natureza e contra apopulaçao de porto alegre ,destruirem essa maravilha ,.eu apoio essa causa

    Responder
  • José

    setembro 18, 2011

    Belo exemplo e lição para brasileiros que não preservam a natureza, porque dando trabalho, preferem derrubar árvores e colocar asfalto nas ruas, não percebemdo que tal postura está contribuindo para destruir nossa mãe natureza,aumentando a poluição.

    Responder
  • Walter Leite

    setembro 16, 2011

    Realmente é muito bonita e já estive ai por diversas vezes e não tive a oportunidade de visitar essa Rua, digo, essa maravilha verde.

    Responder

Deixe seu comentário