10 dicas para ser sustentável na hora do supermercado

Abastecer a dispensa de casa é uma atividade tão trivial que a maioria das pessoas faz compras no “modo automático”, sem parar para pensar nas consequências daquele consumo. Com mudanças simples é possível tornar essa atividade menos impactante para o meio ambiente. Então, que tal se ligar nessas 10 dicas e tornar a sua compra mais sustentável?

1 – Faça uma lista de compras

Essa é a melhor forma de não cair na tentação do consumo desenfreado. Coloque no papel só aquilo que você realmente precisa e tente controlar os impulsos quando estiver passeando pelas gôndolas. Evite também passar naquelas onde estão os produtos mais supérfluos, como doces, biscoitos recheados, pacotes de salgadinhos e outros.

2 – Fique atento ao prazo de validade

Evite comprar produtos que estejam com a data de validade próxima, a não ser que você tenha certeza que irá consumi-lo antes. Caso contrário, é desperdício na certa. Se for comprar alimentos perecíveis, leve apenas a quantidade necessária. Assim, você evita que frutas, legumes, verduras, hortaliças e carnes apodreçam e acabem no lixo.

3 – Não vá ao supermercado de barriga vazia

Isso é comprovado por estudos. Quem vai ao supermercado com fome, compra mais. E a tendência é comprar o desnecessário – o que gera mais lixo, desperdício, etc. Portanto, faça uma boquinha antes de se aventurar pelas prateleiras. Bem alimentado e com a lista de compras, é mais fácil colocar em prática o consumo consciente.

4 – Evite as compras de mês

Vá ao supermercado toda semana ou de 15 em 15 dias. Além de aproveitar as promoções, você tem a chance de encontrar produtos mais frescos, principalmente hortaliças, frutas e verduras. Uma boa opção é comprar os industrializados no supermercado, sempre atento ao prazo de validade, e deixar para comprar o resto nas feiras de rua. Há uma variedade maior de produtos e, geralmente, eles são mais saudáveis e saborosos.

5 – Faça supermercado coletivo e pela internet

Chame o vizinho e marque de comprar juntos e pedir a entrega para o mesmo dia e horário. A entrega será feita de uma vez só, o que vai poupar tempo e combustível para o supermercado. E também para você, que não precisará pegar o carro, enfrentar trânsito e filas no caixa.

6 – Granel é uma boa solução

A opção da compra a granel é prática e evita o desperdício. Em de vez das embalagens padronizadas, prefira comprar somente a quantidade que você precisa. Além disso, você evita embalagens descartáveis – já que pode levar uma vasilha para armazenar o alimento comprado. Outra vantagem é que a compra a granel é geralmente mais barata que os tradicionais.

7 – Prefira alimentos sazonais

Muitas hortaliças, legumes, verduras e frutas são cultivados de forma induzida. Cada alimento tem sua estação, sua época e, para que os supermercados possam vende-los sempre o ano inteiro, a frutificação deles é feita de forma “artificial”. Isso significa usar uma grande quantidade de água e agrotóxicos e lançar poluentes no solo. A dica é: fique atento à temporada e compre somente o que estiver dentro da estação, alimentos mais saudáveis e que agrediram menos a natureza.

8 – Compre orgânicos

Tente comprar o máximo de alimentos orgânicos, cultivados sem nenhum tipo de inseticida ou modificação genética. Fazem bem à saúde e são muito mais saborosos e ricos em vitaminas. Pesticidas podem causar problemas de saúde, como câncer, danos ao sistema imunológico e redução na fertilidade. Agrotóxicos também contaminam a água e o solo.

9 – Recuse sacolas plásticas

Compre um carrinho de feira, uma ecobag ou caixas de papelão. Reduza ao máximo o uso de sacolinhas plásticas, que agridem o meio ambiente e demoram até 300 anos para se decompor.

10 – Cozinhe em quantidade e congele

Faça aquela panelona de comida, separe em pequenos recipientes e congele. Depois, basta esquentar no dia de consumi-la. Assim, você usa uma boa quantidade de ingredientes e evita que eles apodreçam dentro da geladeira. Além disso, há uma significativa economia de energia. Descongelar e esquentar gastam menos energia, água e gás do que preparar todo o alimento de novo.

Agora é só seguir os passos e ir às compras de forma mais consciente.

 

Esta entrada foi publicada em Sua Rotina. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

7 respostas a 10 dicas para ser sustentável na hora do supermercado

  1. Baladas Sp disse:

    A compra coletiva, sempre é uma boa

  2. Paula disse:

    Tb tenho duvidas quanto a congelar, pois sei que a comida perde todos os nutrientes… prefiro alimentos frescos

  3. A compra coletiva é uma boa!

  4. Camila Mattos disse:

    a dica 5 e 6 achei muito util ^^

  5. Não esqueçam de levar sacolas e caixas quando for ao mercado… Assim evita o uso de sacolinhas desnecessário!

  6. Marcela disse:

    O único problema é a ultima dica. Congelar comidas faz com que uma parte de seus nutrientes sejam perdidos, pois oxidam…
    De resto, dicas beeem bacanas xD