Jornada de ciclista terá 6 mil Km, "vou até caçar se for preciso"


Ele vai pedalar 6 mil quilômetros por 5 biomas do território nacional; ele pesquisou o tipo de fruta e peixe que encontrará pelo caminho para se alimentar; ele vai caçar sua comida, dormirá em barraca e na casa de amigos que irá conhecer pelo caminho; ele carregará as baterias de seu GPS,  celular e câmera com placa solar e a energia cinética de suas pedaladas; mas, afinal, quem é ele? O super-homem sustentável?

Não, nada disso. André Pasqualini, de 36 anos, é um cara bem comum, um ex-analista de sistemas que quer dar um novo sentido à sua vida e, para tanto, decidiu começar reciclando a si próprio.

“Quero mostrar que com muito pouco podemos fazer muito, disse ele, que iniciou sua jornada no último sábado. “As pessoas estão pensando cada vez mais apenas nelas mesmas, isso está errado. Quero voltar dessa viagem acreditando mais no ser humano”.

Pedalando e blogando

André criou um blog no qual vai narrar cada passo, cada trajeto e história de sua longa viagem. “Meu objetivo é pedalar cerca de 6 mil quilômetros por 5 biomas brasileiros (Pantanal, Floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica), indo de São Paulo até o Pará, e depois voltando”. A expectativa é que a viagem dure cerca de 6 meses.

“Quero ser completamente sustentável, gastando zero reais com estadia e alimentação, dormindo na casa de gente que eu conhecer pelo caminho e indo atrás de meu próprio alimento. Se for preciso, até caçar eu vou”, comentou. A energia para seus equipamentos eletrônicos será captada por um dispositivo preso aos pedais da bike. “E quando eu estiver parado poderei usar a placa de energia solar que estou levando”.

Diretor geral do Instituto Cicle BR, ONG que incentiva o uso da bike em vez do carro, André, se não é um super atleta (e de fato não é), também está longe de ser uma pessoa sedentária e desacostumada a pedalar longas distancias. O projeto contou com a colaboração da Caloi (que cedeu a bike), da Shimano e da loja Anderson Bicicletas.

Força aí, André! Aqui no portal SWU estaremos atentos e publicando cada nova aventura de nosso “herói-humano-sustentável”. Acompanhe!

Esta entrada foi publicada em Blog, Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

11 respostas a Jornada de ciclista terá 6 mil Km, "vou até caçar se for preciso"

  1. CamilaBarish disse:

    Uia “Into the wild”

  2. fabio marcel disse:

    parabéns pela coragem!!!

  3. elias disse:

    interessante

  4. Jenifer disse:

    parabéns pela iniciativa!

  5. Bruno A. M. disse:

    Parabéns pela iniciativa André! Bicicleta é o meio de transporte do futuro!

  6. Ade disse:

    Ai meu chapa nao te conheco,mas ja comeco a torcer por voce e sei que vais conseguir e que Deus te proteja em todas estas pedaladas,

  7. Ricelly Lopez disse:

    Pode crer. Boa sorte aí André!

  8. Marco Labão disse:

    Para os bikers fanáticos, desnecessária a apresentação do André.
    Cicloativista desde sempre, faz com que seu entusiasmo contamine a todo aquele que se permite Viver nos dias de hoje. Consegue com simplicidade aliar tecnologia e sustentabilidade, determinação com Alegria de pedalar.
    Parabéns André, estaremos sempre pedalando com Você, o Mundo precisa disso.

  9. Bruno disse:

    Muito interessante, estou torcendo para que ele consiga alcançar seu objetivo. Adorei a parte que fala: “quer dar um novo sentido à sua vida e, para tanto, decidiu começar reciclando a si próprio.”
    Boa sorte para ele , acompanharei o blog de perto.