Jornada de ciclista terá 6 mil Km, "vou até caçar se for preciso"


Ele vai pedalar 6 mil quilômetros por 5 biomas do território nacional; ele pesquisou o tipo de fruta e peixe que encontrará pelo caminho para se alimentar; ele vai caçar sua comida, dormirá em barraca e na casa de amigos que irá conhecer pelo caminho; ele carregará as baterias de seu GPS,  celular e câmera com placa solar e a energia cinética de suas pedaladas; mas, afinal, quem é ele? O super-homem sustentável?

Não, nada disso. André Pasqualini, de 36 anos, é um cara bem comum, um ex-analista de sistemas que quer dar um novo sentido à sua vida e, para tanto, decidiu começar reciclando a si próprio.

“Quero mostrar que com muito pouco podemos fazer muito, disse ele, que iniciou sua jornada no último sábado. “As pessoas estão pensando cada vez mais apenas nelas mesmas, isso está errado. Quero voltar dessa viagem acreditando mais no ser humano”.

Pedalando e blogando

André criou um blog no qual vai narrar cada passo, cada trajeto e história de sua longa viagem. “Meu objetivo é pedalar cerca de 6 mil quilômetros por 5 biomas brasileiros (Pantanal, Floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica), indo de São Paulo até o Pará, e depois voltando”. A expectativa é que a viagem dure cerca de 6 meses.

“Quero ser completamente sustentável, gastando zero reais com estadia e alimentação, dormindo na casa de gente que eu conhecer pelo caminho e indo atrás de meu próprio alimento. Se for preciso, até caçar eu vou”, comentou. A energia para seus equipamentos eletrônicos será captada por um dispositivo preso aos pedais da bike. “E quando eu estiver parado poderei usar a placa de energia solar que estou levando”.

Diretor geral do Instituto Cicle BR, ONG que incentiva o uso da bike em vez do carro, André, se não é um super atleta (e de fato não é), também está longe de ser uma pessoa sedentária e desacostumada a pedalar longas distancias. O projeto contou com a colaboração da Caloi (que cedeu a bike), da Shimano e da loja Anderson Bicicletas.

Força aí, André! Aqui no portal SWU estaremos atentos e publicando cada nova aventura de nosso “herói-humano-sustentável”. Acompanhe!

This entry was posted in Blog, Viva o planeta. Bookmark the permalink.

Leia também:

11 comentários em Jornada de ciclista terá 6 mil Km, "vou até caçar se for preciso"

Deixe seu comentário