Relatório mostra que a Terra perdeu 30% da biodiversidade nos últimos 40 anos

Os seres humanos estão consumindo 50% a mais de recursos naturais do que a Terra é capaz de fornecer. Como consequência, a biodiversidade do planeta diminuiu 30% nos últimos 40 anos. Essas são algumas das conclusões do Relatório Planeta Vivo 2010, divulgado nesta quarta-feira, 13 de outubro, pela WWF, em parceria com a Zoological Society of London e o Global Footprint Network.

Segundo o documento, um dos principais estudos sobre a saúde do planeta, mostra que a fauna e flora tropicais são as mais ameaçadas e estão em queda livre. Desde 1970, o número dessas populações caiu 60%. As espécies tropicais de água doce diminuíram 70% – uma percentagem maior que qualquer espécie terrestre ou marinha.

A pegada ecológica, outro dos indicadores utilizados no relatório, aponta que a nossa pressão sobre os recursos naturais duplicou desde 1996 e que estamos utilizando o equivalente a 1,5 planetas para suportar as nossas atividades. Nas últimas cinco décadas, as emissões de carbono cresceram 11 vezes.

Os Emirados Árabes Unidos lideram a lista dos países com maior pegada ecológica por habitante, seguido do Qatar, Dinamarca, Bélgica, Estados Unidos, Estónia, Canadá, Austrália, Kuwait e Irlanda. Já o Brasil possui a maior biocapacidade, seguido em ordem decrescente de China, Estados Unidos, Federação Russa, Índia, Canadá, Austrália, Indonésia, Argentina e França.

Os 31 países da OCDE (Organização para a Cooperação Econômica Europeia), que incluem as economias mais ricas do mundo, representam quase 40% da pegada global. Mais grave é que este número poderá piorar bastante nos próximos anos, se os BRIC seguirem um modelo de desenvolvimento semelhante ao dos países desenvolvidos, o que, segundo especialistas, deverá acontecer.

Conteúdo fornecido pelo portal http://www.ecodesenvolvimento.org.br/

Esta entrada foi publicada em Notícias SWU. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Relatório mostra que a Terra perdeu 30% da biodiversidade nos últimos 40 anos

  1. Lucas Inácio disse:

    se nao der um freio… daqui a + 40 anos deixamos de existir…

  2. São coisas que intrigam… igual o caso do Butantan ano passado, é muito lamentável saber que estamos perdendo esse tipo de vida. Principalmente para pesquisas.