Artistas fazem arte em muros com “grafite sustentável”

Artistas fazem arte em muros com grafite sustentável
Já pensou numa forma de arte que crie mini ecossistemas? Não? Pois Anna Garfoth, sim! Com o projeto Mossenger, a londrina enfeita as paredes públicas com graffitis feitos de (acreditem) musgos. É isso mesmo: o método interfere no local em que é aplicado e muda a paisagem urbana sem agredir o meio ambiente em nada! É o mundo do graffiti verde.

A ideia é simples: se você fixa o musgo à parede com ingredientes biodegradáveis (Anna usou iogurte, por exemplo), ele tem grandes chances de crescer. E o processo é completamente natural e orgânico, ao contrário dos tradicionais sprays montados com produtos agressivos à natureza.

Ok, talvez a primeira coisa que nos vem à cabeça é fazer algum desenho. Mas, na sua primeira intervenção, Anna decidiu espalhar por Londres algo mais tocante: um poema escrito por sua amiga Eleanor Stevens. Cada quadra do bairro escolhido tinha um verso em suas paredes.

Fazendo escola

Outra artista que aderiu ao graffiti verde é Edina Todoki. Diferente de Anna, ela apostou em espalhar coelhinhos, cervos e pavões pelas ruas de Nova York, em uma ação de guerrilha para chamar a atenção das pessoas às deficiências da vida cotidiana.

Em entrevista ao site Inhabitat, ela conta que acredita que a relação de distância com a natureza já é algo clichê: “Isso é o que faz meu trabalho parecido com o graffiti, embora eu procure um significado social mais profundo e um diálogo com a memória dos animais e jardins do meu passado, numa pequena cidade européia”.

Tocante, não? E é fácil de fazer. Pra quem ficou interessado, é só juntar a consciência com os tutoriais de Moss Graffiti e sair pra deixar o seu recado. Convenhamos, uma ideia boa é aquela que nos faz parar pra olhar e pensar a respeito – coisa que tanto Anna quanto Edina conseguiram.

Esta entrada foi publicada em Notícias SWU. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Artistas fazem arte em muros com “grafite sustentável”

  1. Eu me lembro em um túnel de São Paulo, um artista fez inúmeros desenhos de caveira, porém ele não estava sujando o local. Ele estava limpando a fuligem que havia grudado nas paredes do túnel.
    A prefeitura foi obrigada a lavar o túnel inteiro.

  2. davdson disse:

    e curto muito o graffiti neste mundo que eu moro