Brasil terá sua primeira Usina Solar

O que parecia impossível está virando realidade. O município de Tauá, no Ceará, receberá em breve a primeira usina solar do Brasil. “Com o aumento dos custos de produção de energia elétrica e a redução das despesas de fabricação das placas fotovoltaicas, prevejo uma paridade tarifária que tornaria a segunda opção mais viável”, diz Ricardo Rüther, especialista no tema e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A construção de pequenas usinas solares pode, assim, tornar-se uma tendência no País, porque com elas, gasta-se menos com redes de transmissão e distribuição. R mais que isso, ganha-se também quantitativamente: se a área inundada de Itaipu fosse coberta por placas fotovoltaicas a produção de energia dobraria.

Sol que brilha

Segundo Ricardo Ruther, o Brasil tem boa insolação e a maior reserva de quartzo do mundo, de onde se extrai o silício, usado nas células solares. Assim, apesar de ainda não desenvolvermos placas de energia solar (elas têm que ser importadas) as expectativas de que esse quadro mude são grandes.

Esta entrada foi publicada em Blog, Notícias SWU, Sustentabilize-se, Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

25 respostas a Brasil terá sua primeira Usina Solar

  1. elias disse:

    interessante

  2. hoje no G1, tem uma receita caseira de aquecimento solar para residências.

  3. fabio marcel disse:

    Grande iniciativa. as grandes capitais deveriam adotar a ideia logo.

  4. Jenifer disse:

    isso ae Brasil ;D

  5. Carol disse:

    Grande iniciativa… ai só vai faltar desenvolver placas de energia solar aqui no Brasil pra esse ideia da usina solar ir pra frente e se espalhar pelo país!

  6. Hebert Santos disse:

    boa iniciativa, pelo menos alguma coisa boa nesse pais!

  7. Anselmo Brasil disse:

    A primeira usina solar do Brasil foi projetada pelo ITUC- RJ ( Instituto de Tecnologia da PUC-RJ ) e construída pela Companhia Energética do Amazonas no ano de 1995 em Vila Campinas,município de Manacupurú – Amazonas,trata-se de uma usina híbrida solar x diesel,perfazendo uma potência de 50 KW em fotovoltaicos.

  8. Amanda Manetti disse:

    Em Paranaiba-MS faz mais sol que o Ceará, tragam uma pra cá também

  9. deny disse:

    é tão bom ler notícias positivas, de ações concretas! é FAZENDO que se consegue mudar as coisas…